Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Atrás na UE, Bulgária admite incentivos para população para ser vacinada

Apenas 14,5% da população do país foi inoculada com as duas doses das vacinas contra a Covid-19.

Atrás na UE, Bulgária admite incentivos para população para ser vacinada
Notícias ao Minuto

13:09 - 04/07/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Coronavírus

Apesar dos búlgaros poderem escolher entre quatro vacinas contra a Covid-19 diferentes, o país está atrasado no processo de vacinação relativamente a outros Estados-membros da União Europeia. Somente 14,5% dos cidadãos da Bulgária concluíram a vacinação.

O governo búlgaro pretende mudar isso e está a ponderar oferecer incentivos para a população ser vacinada, avança a Reuters.

“Não planeamos forçar ninguém. Mas estamos a considerar a possibilidade de oferecer vouchers às pessoas que vão receber a segunda dose”, assinalou este domingo o primeiro-ministro interino, Stefan Yanev.

Se o governo búlgaro falhar na estratégia de incentivar as pessoas a serem vacinadas, corre o risco de ver doses de vacinas ficarem inutilizadas, uma vez que está a aproximar-se o final das datas de validade das mesmas.

Yanev salientou que isso pode acontecer já no final do mês de agosto. O primeiro-ministro interino acrescentou que está a analisar com Bruxelas como poderá doar 150 mil doses de vacinas aos países dos Balcãs Ocidentais.

Para além de uma desconfiança generalizada nas autoridades, a população búlgara aponta o receio de novos produtos médicos como um dos motivos para recusar ser vacinada.

Leia Também: AO MINUTO: Devemos "aprender a conviver" com Covid; Agravamento na Rússia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório