Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Tempestade tropical Elsa acelera planos para demolir prédio em Surfside

Autoridades receiam que a tempestade derrube o que resta do edifício para cima dos destroços onde ainda procuram pessoas.

Tempestade tropical Elsa acelera planos para demolir prédio em Surfside
Notícias ao Minuto

11:30 - 04/07/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Colapso parcial de edifício Miami

Os planos para a demolição da parte da estrutura do condomínio Champlain Towers South que ainda está de pé em Surfside, na Flórida, estão a ser acelerados pela aproximação da agora tempestade tropical Elsa, de acordo com a CNN.

Numa conferência de imprensa este sábado, a ‘mayor’ de Miami-Dade County, Daniella Levine Cava, sublinhou esperar que a demolição possa ser realizada “antes da tempestade”. “Estamos a avançar tão rápido quanto possível”, acrescentou.

No entanto, as autoridades ainda não adiantaram quando vai ser demolida a parte do prédio que está de pé. “Os engenheiros estão no local a proceder às suas diligências, por isso não temos um prazo nesta altura”, realçou Levine Cava.

O ‘mayor’ de Surfside, Charles Burkett, assumiu quais são os principais receios das autoridades face à aproximação da tempestade tropical Elsa. “O nosso receio é que a tempestade faça cair o edifício na direção errada, para cima do monte de destroços onde temos vítimas”, frisou.

Este sábado, Elsa ainda era um furacão de categoria um, mas perdeu força durante a sua passagem pela República Dominicana, Santa Lúcia e Haiti, onde provocou a morte a três pessoas.

Durante o dia de ontem, o governador do estado da Flórida, Ron DeSantis, declarou o estado de emergência em 15 condados, incluindo o de Miami-Dade. “Estamos a preparar-nos para o risco de tornados isolados, maré de tempestade, chuva intensa e cheias rápidas”, advertiu o governador.

Ontem, face ao estado periclitante da estrutura do edifício foram suspensas as operações de resgate. Até ao momento, o colapso parcial da Champlain Towers South causou a morte a 24 pessoas. 121 pessoas continuam desaparecidas.

Leia Também: Demolição do que resta do prédio de Miami pode ocorrer no domingo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório