Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Líder supremo do Irão nomeia novo chefe judicial

O líder supremo do Irão, Ali Khamenei, nomeou hoje Gholam-Hossein Mohseni-Ezhe'i, um clérigo conservador sancionado pelo Ocidente, para o cargo de chefe de Justiça do Irão, noticiaram os meios de comunicação estatais.

Líder supremo do Irão nomeia novo chefe judicial
Notícias ao Minuto

16:18 - 01/07/21 por Lusa

Mundo Irão

Mohseni-Ezhe'i vai substituir Ebrahim Raisi, que ganhou as eleições presidenciais no início do mês.

No decreto de nomeação, Ali Khamenei, elogiou a "valiosa experiência, registos brilhantes e competência jurídica" de Gholam-Hossein.

Além disso, Khamenei apelou a Mohseni-Ezhe'i para implementar "o plano de transformação existente" no sistema judicial, aumentar a utilização da tecnologia e honrar "os serviços prestados por juízes piedosos mas, ao mesmo tempo, enfrentar as violações de forma decisiva".

A nomeação está a ser amplamente criticada por grupos de defesa de direitos humanos internacionais, uma vez que  Mohseni-Ezhe'i é responsável pelo julgamentos e execução de milhares de presos políticos em cargos anteriores, nomeadamente enquanto exercia a posição de chefe-adjunto de Ebrahim Raisi, em 1988.

Mohseni-Ezhe'i também foi ministro dos serviços secretos do Irão, durante o primeiro mandato do ex-Presidente Mahmoud Ahmadinejad (2005-2009).

O clérigo ocupou ainda o cargo de procurador-geral entre 2009 e 2014, sendo o responsável por aumentar os limites de acesso à Internet e às aplicações populares dos meios de comunicação social, suscitando preocupações entre os seus opositores sobre o aumento da opressão social.

Mohseni-Ezhe'i integra as listas de sanções do Departamento do Tesouro dos EUA e da União Europeia, por alegadas violações graves dos direitos humanos ligadas à contestada reeleição de Ahmadinejad em 2009.

Essas eleições, consideradas manipuladas pela oposição reformista, provocou protestos em massa do "Movimento Verde" e resultou numa repressão generalizada, em que milhares de pessoas foram detidas e dezenas foram mortas.

Mohseni-Ezhe'i também foi fortemente criticado pelo papel que desempenhou como procurador no Tribunal Especial de Clérigos nos anos 1990, visto que é acusado de estar envolvido numa série de homicídios de ativistas e opositores.

Hassan Rohani, que agora cede a Presidência da República Islâmica a Ebrahim Raisi, felicitou Mohseni-Ezhe'i pela promoção, elogiando a sua "eficiência, bem como a sua importante experiência organizacional".

Leia Também: Bolsonaro diz que não serão "mentiras" a tirá-lo do poder

Recomendados para si

;
Campo obrigatório