Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

EUA condenam bombardeamento a mercado em Tigray e exigem cessar-fogo

Os Estados Unidos condenaram quarta-feira "veementemente" um bombardeamento a um dos mais movimentados mercados em Tigray, na Etiópia, que resultou na morte de várias pessoas, e exigiram um cessar-fogo imediato, de acordo de Departamento de Estado.

EUA condenam bombardeamento a mercado em Tigray e exigem cessar-fogo
Notícias ao Minuto

07:57 - 24/06/21 por Lusa

Mundo Tigray

"Condenamos veementemente esse delito", disse o porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price. O responsável acrescentou que Washington exige uma "investigação independente" e um "cessar-fogo" imediato naquela região etíope, cujo conflito dura há mais de meio ano e cuja intensificação se verificou nos últimos dias.

Um ataque aéreo atingiu na terça-feira um mercado na região etíope de Tigray, palco de um conflito entre forças regionais e federais desde novembro, ferindo dezenas e matando um número ainda desconhecido, segundo testemunhas citadas pelas agências internacionais.

"Havia muitos feridos e mortos. Andávamos sobre eles e no seu sangue", afirmou Birhan Gebrehiwet, cuja casa, perto deste mercado na cidade de Togoga, a cerca de 30 quilómetros da capital regional, Mekele, que foi "totalmente destruída" pela explosão, noticia a agência France-Presse (AFP).

O balanço de vítimas mortais ainda não é conhecido, uma vez que o acesso à área foi bloqueado por soldados, segundo testemunhas, médicos e motoristas de ambulâncias entrevistados pela AFP.

Um médico, citado pela agência Associated Press (AP), referiu que os trabalhadores de saúde no território reportaram "mais de 80 civis mortos".

O primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed, Prémio Nobel da Paz em 2019, lançou uma intervenção militar em 04 de novembro para derrubar a Frente de Libertação do Povo Tigray (TPLF), o partido eleito e no poder no estado, e declarou a vitória em 28 de novembro, ainda que os combates continuem.

O Exército federal etíope foi apoiado por forças da Eritreia. Depois de vários dias, Abiy Ahmed declarou vitória em 28 de novembro, com a captura da capital regional, Mekele, frente à TPLF, partido que, até à chegada de Abiy Ahmed, controlou a Etiópia durante quase 30 anos.

No entanto os combates continuaram e as forças eritreias são acusadas de conduzirem vários massacres e crimes sexuais.

Este ataque aéreo é o mais recente episódio, tendo seis feridos, incluindo três crianças com idades entre os 02 e os 06 anos, chegado ao hospital de Mekele, segundo um funcionário dos serviços de urgência.

A mesma fonte referiu que "há 45 pessoas feridas" ou em perigo de vida.

Leia Também: Observador norte-americano nas eleições na Etiópia encontrado morto

Recomendados para si

;
Campo obrigatório