EUA defendem retirada de todas as forças estrangeiras da Líbia

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, pediu hoje a retirada das forças estrangeiras da Líbia no quadro da cimeira de Berlim sobre a pacificação do país.  

Centenas de presos evadem-se de cadeia perto de Tripoli após motim

© iStock

Lusa
23/06/2021 12:07 ‧ 23/06/2021 por Lusa

Mundo

Líbia

"O acordo de cessar-fogo de 23 de outubro deve ser plenamente cumprido, incluindo a retirada de todas as forças estrangeiras da Líbia", disse Blinken durante uma conferência de imprensa conjunta com o homólogo alemão, Heiko Maas. 

"Nós partilhamos (com a Alemanha) o objetivo de uma Líbia soberana, estável, unificada e segura, livre de ingerências estrangeiras. Isto é o que o povo merece e é essencial para a segurança regional", sublinhou o secretário de Estado norte-americano, que inicia hoje em Berlim uma deslocação à Europa.

Os representantes dos principais países envolvidos no conflito líbio estão reunidos hoje na capital alemã, num encontro em que participa Antony Blinken.

Em dezembro, as Nações Unidas estimavam que cerca de 20 mil mercenários e combatentes estrangeiros se encontram na Líbia, entre os quais russos do grupo privado Wagner, combatentes do Chade, do Sudão e da Síria. 

Algumas centenas de soldados turcos também estão presentes no conflito, ao abrigo de um acordo firmado com o anterior Executivo de Tripoli.  

Leia Também: Berlim recebe hoje conferência internacional para estabilizar Líbia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas