Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Berlim recebe hoje conferência internacional para estabilizar Líbia

A saída de todos os combatentes estrangeiros e a realização de eleições em dezembro são os principais objetivos da segunda conferência de Berlim sobre a Líbia que decorre hoje.

Berlim recebe hoje conferência internacional para estabilizar Líbia
Notícias ao Minuto

06:15 - 23/06/21 por Lusa

Mundo Alemanha

Pela primeira vez, o governo de transição líbio participará nesta conferência dos ministros dos Negócios Estrangeiros.

A 19 de janeiro de 2020, uma primeira conferência reuniu na capital alemã, sob a égide das Nações Unidas, os dirigentes dos países envolvidos no conflito e foi alcançado um acordo frágil para acabar com as hostilidades.

Avanços a nível da saída dos combatentes estrangeiros ou das eleições poderão contribuir para a estabilidade da Líbia, país do Norte de África rico em petróleo e em crise permanente desde 2011. No entanto, muitos analistas não preveem acordos significativos na conferência de Berlim.

O encontro visa também tratar da aplicação dos acordos da primeira conferência, consolidar o cessar-fogo e aumentar a segurança em todo o país.

Além do executivo de unidade nacional líbio, estarão presentes representantes de 12 países, entre os quais a Rússia, Turquia, Estados Unidos, Egito, França e Itália, e de várias organizações internacionais.

Leia Também: Mais de 270 migrantes enviados para centros de detenção na Líbia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório