Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Sánchez proporá concessão de indultos a independentistas catalães amanhã

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, anunciou hoje em Barcelona que esta terça-feira vai propor em Conselho de Ministros a concessão de indultos aos líderes separatistas catalães que estão na prisão pelo seu envolvimento na tentativa independentista de 2017.

Sánchez proporá concessão de indultos a independentistas catalães amanhã
Notícias ao Minuto

11:38 - 21/06/21 por Lusa

Mundo Espanha

"Amanhã [terça-feira], guiado pelo espírito de concórdia da Constituição, vou propor ao Conselho de Ministros que conceda o perdão aos nove condenados", disse Sánchez num discurso perante 300 representantes da sociedade civil catalã.

O chefe do Governo espanhol pediu àqueles que não concordam com a medida que, pelo menos, reconheçam "a sua plena legalidade e a sua absoluta constitucionalidade".

Sánchez sublinhou que está consciente de que parte da sociedade catalã e espanhola se opõe à concessão de indultos, mas afirmou que "o futuro tem de importar mais do que o passado" e que esta medida "dará a todos a oportunidade de recomeçar e fazer as coisas melhor".

"Se há tempo para unir é este", disse o primeiro-ministro, que também defendeu o "diálogo" contra o "confronto", porque este último "não serviu para resolver qualquer conflito".

No momento em que fez o anúncio, um dos presentes, que levava uma Estelada (símbolo independentista), respondeu aos gritos de "amnistia e independência".

"O Governo de Espanha decidiu enfrentar o problema e procurar a concórdia", insistiu o chefe do executivo espanhol na sala de ópera 'Grande Teatro do Liceu', na capital da Catalunha, onde deu uma palestra intitulada "Reencontro: um projeto de futuro para Espanha".

A direita espanhola critica esta posição do Governo minoritário de esquerda, considerando que a medida é a moeda de troca que garante a continuação dos apoios necessários para que Pedro Sánchez se mantenha no poder por mais dois anos, até ao final da atual legislatura.

Os políticos catalães que organizaram em 2017 um referendo ilegal sobre a autodeterminação da região foram julgados em 2019 e nove deles estão a cumprir penas de prisão que vão até um máximo de 13 anos de prisão, entre outros, pelo crime de sedição (contestação coletiva contra a autoridade).

Um grupo de independentistas está fugido no estrangeiro, não tendo ainda sido julgado, entre eles o ex-presidente do executivo catalão Carles Puigdemont, que está na Bélgica, e foi eleito deputado do Parlamento Europeu.

Leia Também: Sánchez defende na Catalunha aprovação de indultos a independentistas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório