Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Israel cria comissão de investigação a confrontos que causaram 45 mortos

O novo governo de Israel aprovou hoje a criação de uma comissão estatal para investigar as causas da debandada que provocou 45 mortos no final de abril durante uma celebração de ultraortodoxos judeus no norte do país.

Israel cria comissão de investigação a confrontos que causaram 45 mortos
Notícias ao Minuto

13:44 - 20/06/21 por Lusa

Mundo Israel

A criação de uma comissão que analise os acontecimentos da pior tragédia civil da história de Israel foi um pedido feito desde o início pelos familiares das vítimas, todos eles judeus religiosos, mas os partidos ultraortodoxos opuseram-se.

Esses grupos eram seguidores do anterior executivo de Benjamin Netanyahu, mas foram para a oposição após a entrada em funções, há uma semana, do "Governo da mudança", liderado pelo novo primeiro-ministro, Naftali Benet, que na sua primeira reunião aprovou a criação da comissão por unanimidade.

A comissão vai "investigar a cadeia de eventos" e revelar "conclusões sobre todos os aspetos" do evento religioso, que levou à tragédia, quando 100.00 ultraortodoxos se reuniram em abril passado no Monte Meron - norte de Israel- numa tradicional peregrinação para comemorar a morte de um famoso rabino do século II, supostamente enterrado naquele local.

"A responsabilidade de tirar lições e impedir outra tragédia semelhante está sob os nossos ombros", declarou hoje Benet, no início da reunião governamental.

"A comissão não pode trazer de volta os que morreram, mas o Governo pode fazer os possíveis para evitar perdas humanas no futuro", concluiu o primeiro-ministro.

Leia Também: Netanyahu deixará residência oficial do primeiro-ministro em 10 de julho

Recomendados para si

;
Campo obrigatório