Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Câmara legislativa do Ohio expulsa representante pela primeira vez

A Câmara legislativa do Estado norte-americano do Ohio votou quarta-feira a expulsão de um representante, pela primeira vez nos seus 150 anos de história, alvo de uma investigação judicial.

Câmara legislativa do Ohio expulsa representante pela primeira vez
Notícias ao Minuto

06:32 - 17/06/21 por Lusa

Mundo EUA

Recorrendo a um mecanismo legal genérico que permite a expulsão de representantes por "conduta desordeira", a Câmara aprovou de forma bipartidária, com 75 votos a favor e 21 contra, a expulsão do republicano Larry Householder.

Householder havia sido detido em julho de 2020, na sequência de uma investigação a um esquema de subornos no estado.

O republicano é acusado de coordenar uma operação de quase 61 milhões de dólares (51 milhões de euros) para controlar a Câmara legislativa e aprovar um resgate de 1.000 milhões de dólares (833 milhões de euros) para duas centrais nucleares no Ohio.

O representante, que proclama a sua inocência, terá também defendido a legislação de resgate contra uma iniciativa eleitoral para bloqueá-la, segundo a acusação.

Republicanos que representam distritos próximos do de Householder vinham apelando à sua expulsão, casos de Brian Stewart e Mark Fraizer.

"Se extorsão, suborno e lavagem de dinheiro não constituem conduta desordeira, então, francamente, nada jamais o será", disse Stewart antes da votação.

Leia Também: EUA avançam com feriado para comemorar emanicipação de últimos escravos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório