Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

AO MINUTO: Sta Maria aumenta n.º de camas. Casos e óbitos sobem no Brasil

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Sta Maria aumenta n.º de camas. Casos e óbitos sobem no Brasil

Portugal teve nas últimas 24 horas mais 1.350 casos confirmados de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 e mais seis pessoas morreram com Covid-19, segundo a Direção-Geral da Saúde. Desde 24 de fevereiro, quando se registaram 1.480 contágios, que o número de novos casos de infeção não era tão alto.

O índice nacional de transmissibilidade (Rt) do coronavírus SARS-CoV-2 subiu de 1,09 para 1,12 e a incidência de casos de infeção por 100.000 habitantes subiu de 84,5 para 91, foi hoje divulgado.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

00h00 - Suspendemos aqui o registo de hoje. O acompanhamento será retomado na manhã de quinta-feira. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

Só quer tirar dúvidas? Não assoberbe as linhas telefónicas: [email protected]

23h21 - Vacina alemã CureVac falha objetivo de ensaio clínico. A vacina da farmacêutica alemã CureVac revelou uma eficácia de 47% nos ensaios clínicos, falhando o objetivo e colocando em causa o potencial envio de milhões de doses para a União Europeia, revela a Reuters.

22h25 - Brasil volta a aproximar-se dos 3 mil mortos em 24h e reporta 95 mil casos. O Brasil notificou esta quarta-feira 2.997 mortes associadas à Covid-19 e 95.367 novos casos de infeção confirmados, segundo dados divulgados pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

22h06 - Crianças em França deixam de usar máscara nos recreios das escolas. As crianças em França vão deixar de ser obrigadas a utilizar a máscara nos recreios decidiram as autoridades francesas após anunciarem também o fim da obrigação de máscara no exterior e o fim do recolher obrigatório. O fim da obrigação de máscara no exterior não abrange, no entanto, os mercados ao ar livre, as filas de espera ou os estádios, já que são locais onde as pessoas se aglomeram.

21h24 - Médico apela para que cidadãos se protejam e pensem nas repercussões. O internista António Pais Lacerda apelou hoje para que as pessoas mantenham "ao máximo" a proteção contra a covid-19 e pensem que não estão a proteger-se de uma doença viral aguda a curto prazo, mas de repercussões no futuro. "Muitas doenças que conhecemos têm repercussões a longo prazo e nós não fazemos ideia nenhuma do que são as repercussões a médio e a longo prazo" da Covid-19, afirmou à agência Lusa o diretor do serviço de Medicina Interna II do Hospital Santa Maria, em Lisboa, onde o número de doentes internados tem vindo a aumentar, totalizando 34 na terça-feira, nove dos quais em cuidados intensivos.

20h39 - Hospital Sta Maria aumentou camas de enfermaria para 42 e de UCI para 14. Cerca de metade dos doentes com Covid-19 internados no Hospital Santa Maria têm menos de 50 anos, segundo o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, que já aumentou para 42 as camas de enfermaria e para 14 as de cuidados intensivos. O número de camas de enfermaria destinadas a doentes com Covid-19 aumentou de 21 para 42 e as camas de cuidados intensivos de 8 para 14, "no âmbito do processo de antecipação das necessidades assistenciais e planificação da resposta institucional", refere o centro hospitalar numa resposta enviada à agência Lusa.

20h37 - Concessionária de bares de comboios da CP "não assegura salários". A Federação dos Sindicatos da Hotelaria e Turismo (FESAHT) afirmou hoje que a Risto Rail, concessionária dos comboios de longo curso da CP, Alfa e Intercidades, "não assegura pagamento do salário de junho e julho" aos 120 trabalhadores.

20h36 - Madeira regista oito novos casos nas últimas 24 horas. A Madeira registou hoje oito novos casos de Covid-19, nove recuperações e 31 situações suspeitas, indicou a Direção Regional de Saúde, referindo que o total de infeções ativas é de 61, com dois doentes hospitalizados.

19h36 - França reporta mais 3.058 casos e 45 óbitos nas últimas 24 horas. A França registou esta quarta-feira mais 3.058 infeções por novo coronavírus nas últimas 24 horas, um número que se mantém abaixo dos dez mil desde o final de maio. O número total de mortes aumentou esta quarta-feira para 110.607, com mais 45 óbitos registados no último dia em meio hospitalar.

18h50 - Praias costeiras e fluviais do Alentejo têm capacidade para 43.690 pessoas. As praias costeiras e fluviais do Alentejo podem receber, em simultâneo, um total de 43.690 pessoas, esta época balnear, segundo o despacho da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), publicado em Diário da República.

18h22 - Reino Unido torna obrigatória a vacinação de funcionários de lares. A vacinação contra a Covid-19 vai ser obrigatória para trabalhadores de lares de idosos no Reino Unido, confirmou o Secretário de Estado da Saúde britânico, citado pela Sky News.

17h55 - Juiz negacionista entregou hoje contestação ao processo disciplinar. O juiz Rui Fonseca e Castro, suspenso de funções por posições negacionistas sobre o uso de máscaras e apelos ao incumprimento das medidas de confinamento em pandemia, entregou hoje ao Conselho da Magistratura a contestação ao processo disciplinar. Fonte oficial do Conselho Superior da Magistratura (CSM) adiantou aos jornalistas que Rui Fonseca e Castro, colocado no tribunal de Odemira, entregou a contestação ao processo disciplinar aberto pelo órgão de disciplina e gestão dos juízes que, antecipadamente, determinou a sua suspensão preventiva cujo prazo é de 180 dias, terminando em setembro.

17h35 - Apoios públicos devem ser focados e adaptados à realidade dos setores. O governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno, reafirmou hoje a importância de os apoios públicos às empresas serem focados e adaptados à realidade concreta de cada setor e de acesso simples.

17h15 - Moçambique deve estar "em prontidão para o pior cenário". O ministro da Saúde moçambicano, Armindo Tiago, disse hoje que o país deve preparar-se para "o pior cenário" de uma terceira vaga de covid-19 para melhor se prevenir.

17h01 - Espanha reporta 36 mortes e incidência no menor valor desde agosto. O Ministério da Saúde espanhol reporta, esta quarta-feira, um acréscimo de 3.832 casos de contágio ao balanço total, uma subida em relação à véspera (3.432) e 36 óbitos associados à doença Covid-19, também uma descida em relação a terça-feira (62). O Ministério da Saúde confirmou, ainda, que o índice de incidência acumulada desceu para os 98 casos por cada 100 mil habitantes, nos 14 dias anteriores. Esta é a primeira vez, desde 12 de agosto de 2020, que este valor está abaixo dos 100.

16h51 - "Não sabemos até quanto de internamentos e óbitos é que pode aumentar". O professor de saúde pública internacional Tiago Correia explicou, esta quarta-feira, na SIC Notícias, que, nesta fase da pandemia, não se sabe o real impacto da subida dos casos de Covid-19 em Portugal nos serviços hospitalares e no número de mortes.

16h48 - N.º de casos continua a subir no Reino Unido, notificados mais 9 óbitos. O Departamento de Saúde e de Assistência Social britânico reporta esta quarta-feira mais nove mortes associadas à Covid-19, uma descida em relação à véspera (10). São ainda notificados mais 9.055 novos casos de contágio, uma subida em relação ao dia anterior (7.673), mantendo-se este indicador numa tendência de crescimento.

O quadro de estatísticas atualizadas do Ministério da Saúde mostra que o número de pessoas internadas aumentou 41,4% na semana entre 06 e 12 de junho, uma média de 179 por dia.  Mesmo assim, ainda o número continua bastante abaixo do pico de janeiro, quando a média diária chegou a 4.000 pacientes com Covid-19. 

16h25 - Itália continua com nível baixo de contágios e reporta hoje 52 óbitos. As autoridades de Saúde italianas notificaram esta quarta-feira o registo de mais 1.400 novos casos de infeção por novo coronavírus, uma subida em relação ao dia anterior (1.255), mas mantendo-se abaixo dos 1.500, números que não se atingiam desde setembro do ano passado. As autoridades notificam ainda mais 52 óbitos referentes às últimas 24 horas, aqui uma descida em relação à véspera (63). 

16h19 - Quase metade das empresas vai incluir teletrabalho na organização. Cerca de 47% das empresas europeias vai incluir o teletrabalho na sua política de recursos humanos no final do ano enquanto 38% vai adaptar-se para que se trabalhe mais a partir de casa, anunciou hoje a consultora IDC. De acordo com uma análise divulgada pela consultora, as empresas estão conscientes de que apoiar o trabalho remoto já não é algo trivial, dado que tem impacto nos resultados.

15h50 - IGAC diz que testes são obrigatórios em eventos com mais de 500 pessoas. A Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC) esclareceu hoje que é "obrigatória" a realização de testes à Covid-19 nos eventos culturais, quando o número de espectadores for superior a mil, em espetáculos ao ar livre, e a 500, em espaços fechados.

15h49 - Doentes internados devem ser estudados para se perceber variantes. O pneumologista António Diniz defendeu hoje que é preciso estudar todas as pessoas que estão internadas, nomeadamente as que já foram vacinadas contra a covid-19, para perceber que variantes estão em causa e que vacina tomaram. "O Gabinete de Crise da Ordem dos Médicos tem dito repetidamente que tem de se estudar todas as pessoas que estão internadas para perceber exatamente que variante está em causa", disse António Diniz em entrevista à agência Lusa.

15h47 - Lisboa reúne fatores que constituem "um caldo" de novos casos. O pneumologista António Diniz considerou hoje que Lisboa reúne vários fatores que constituem "um caldo" para a emergência de novos fenómenos de infeção por SARS-CoV-2, como a multiculturalidade, a densa população e ser a maior fronteira aérea do país.

15h02 - Índice de transmissibilidade sobe para 1,12 e incidência aumenta para 91. De acordo com o boletim epidemiológico conjunto da Direção-Geral da Saúde (DGS) e do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), o Rt em Portugal continental é ligeiramente superior, com uma subida de 1,1 para 1,13.

15h01 - Portugal regista mais seis mortos e 1.350 novos casos de Covid-19. Portugal reportou, nas últimas 24 horas, mais seis óbitos associados à Covid-19 e 1.350 infetados pelo novo vírus, informou esta quarta-feira a Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde 24 de fevereiro que não havia tantos casos diários positivos, sendo que nesse dia foram reportados 1.480. 

Em comparação com ontem, verifica-se assim um aumento de 0,16% no número de contágios diários e de 0,04% no de vítimas mortais. Dos mais de 1.300 infetados identificados nas últimas horas, 928 são da região de Lisboa e Vale do Tejo, bem como todos as mortes. 

15h00 - Iniciámos um novo registo. Para conferir as atualizações da manhã clique aqui.

Leia Também: AO MINUTO: Desde fevereiro que não havia tantos casos. Quase mil em LVT

Recomendados para si

;
Campo obrigatório