Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

Variante Delta já é responsável por 10% dos casos de Covid-19 nos EUA

Especialistas temem que esta se torne uma variante dominante em breve.

Variante Delta já é responsável por 10% dos casos de Covid-19 nos EUA
Notícias ao Minuto

10:29 - 16/06/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

A variante Delta, identificada pela primeira vez na Índia, é atualmente responsável por quase 10% dos casos de Covid-19 nos Estados Unidos, de acordo com os dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) do país.

Perante as preocupações de que esta se torne uma variante dominante em breve, os especialistas em saúde estão preocupados com o levantamento das restrições nos Estados Unidos e com a percentagem da população que ainda não foi vacinada.

"Estou preocupado com aqueles que não foram vacinados", afirmou o cirurgião-geral Vivek Murthy à CNN na terça-feira, observando que a variante Delta "está a aumentar rapidamente aqui".

O CDC classificou a variante Delta como "preocupante", uma designação dada a variantes do vírus que os cientistas acreditam ser mais transmissíveis ou que podem causar estados da doença mais graves.

A variante Delta "parece ser significativamente mais transmissível do que até mesmo a variante Alpha ou a variante do Reino Unido, que agora é dominante nos Estados Unidos", disse Murthy à CNN.

Murthy adianta ainda que não há dados suficientes para indicar a eficácia da vacina de dose única da Johnson & Johnson em relação à variante Delta, mas a vacina mostrou que pode ajudar a prevenir hospitalizações e mortes perante outras variantes.

"A chave é vacinar-se, tomar as duas doses", defendeu o cirurgião.

Na terça-feira, 43,9% da população total dos EUA estava totalmente vacinada, numa altura em que o país ultrapassou 600 mil mortes por Covid-19 desde o início da pandemia, de acordo com dados compilados pela Universidade Johns Hopkins. Isso significa que cerca de uma em cada 550 pessoas nos Estados Unidos morreu do vírus.

Leia Também: UE aprova retoma de viagens com os EUA e outros sete países

Recomendados para si

;
Campo obrigatório