Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Explosão em Beirute. Mais de 50 ONG exigem investigação da ONU

Mais de 50 organizações não-governamentais (ONG) libanesas e internacionais exigiram hoje uma investigação da ONU sobre a explosão no porto de Beirute, que ocorreu a 4 de agosto de 2020 e provocou mais de 200 mortos.

Explosão em Beirute. Mais de 50 ONG exigem investigação da ONU
Notícias ao Minuto

14:48 - 15/06/21 por Lusa

Mundo Beirute

Numa carta ao Conselho de Direitos Humanos da ONU, 53 ONG pedem "uma investigação ou uma missão para estabelecer os factos", com o objetivo de determinar "se o comportamento do Estado provocou ou contribuiu" para a explosão, "uma tragédia de proporções históricas".

"Os 10 meses que passaram desde a explosão foram marcados por obstruções, eleições e atrasos por parte das autoridades", denunciam as ONG no documento.

As ONG criticaram o fracasso da investigação libanesa, que, quase um ano depois do incidente, não apresentou conclusões concretas.

Em agosto passado, as autoridades libanesas recusaram qualquer investigação internacional, solicitada por familiares das vítimas, mas também por organizações internacionais e países ocidentais.

A gigantesca explosão, que deixou também 6.500 feridos e devastou metade da capital libanesa, foi provocada por um incêndio num armazém que guardava toneladas de nitrato de amónio "sem medidas de precaução".

O país vai assinalar um ano da tragédia em agosto, mas a investigação libanesa ainda não tornou públicas as suas investigações.

Em fevereiro, um primeiro juiz de instrução encarregado da investigação foi contestado e retirado caso. Este magistrado já havia acusado o primeiro-ministro demissionário Hassan Diab e três ex-ministros, causando protestos nos círculos políticos.

O novo juiz de investigação Tarek Bitar deve iniciar os interrogatórios no contexto desta investigação em breve.

No final de maio, Bitar recebeu um relatório técnico elaborado por investigadores franceses enviado a Beirute imediatamente após a tragédia.

A investigação libanesa visa determinar as causas da explosão, mas também entender por que a carga de nitrato de amónio foi descarregada no porto de Beirute para ser esquecida no local por vários anos.

Leia Também: Beirute envia material químico do porto para destruição na Alemanha

Recomendados para si

;
Campo obrigatório