Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

AO MINUTO: Desconfinamento antecipado; Reino Unido doa milhões de doses

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Desconfinamento antecipado; Reino Unido doa milhões de doses
Notícias ao Minuto

08:38 - 10/06/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

O país assinala, pela segunda vez na sua história, o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas em contexto de pandemia. O Presidente da República está na Madeira, de onde falou ao país. 

Recorde-se que, no Conselho de Ministros de ontem, o Governo analisou a situação pandémica e revelou que há quatro concelhos que não avançam no desconfinamento, nomeadamente Braga, Lisboa, Odemira e Vale de Cambra.

Foram ainda anunciadas novas regras, que passam sobretudo por alterações aos horários de funcionamento do comércio e da restauração, à testagem obrigatória e ao teletrabalho. Consulte aqui as novas regras. 

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h00 - Boa noite! Termina aqui o registo desta quinta-feira. De manhã publicaremos um novo artigo, no qual vai poder continuar a acompanhar os principais desenvolvimentos da pandemia em Portugal e no resto do mundo.

E, não se esqueça: se sentir sintomas relacionados com o coronavírus ligue para a Linha SNS24 - 808 24 24 24

28h58 - Governo antecipa desconfinamento. Novas regras já em vigor esta quinta-feira. O Governo antecipou o arranque da nova fase do plano de desconfinamento, ao publicar, na quarta-feira, em Diário da República, a resolução do Conselho de Ministros com as alterações das normas de restrições.  
 
O documento produz, assim, efeitos já a partir desta quinta-feira, dia 10 de junho, em vez de só entrar em vigor na próxima segunda-feira. Fora desta antecipação ficam, como anunciado, os concelhos de Lisboa, Braga, Odemira e Vale de Cambra, que não avançaram no desconfinamento e vão manter as atuais regras até pelo menos 28 de junho. 

Leia aqui na íntegra a Resolução do Conselho de Ministros

22h39 - Reino Unido vai doar 100 milhões de doses de vacinas excedentes. O Reino Unido vai doar 100 milhões de vacinas anti-Covid-19 excedentes, das quais 25 milhões até ao final de 2021, vai anunciar o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, na sexta-feira para coincidir com a abertura da cimeira do G7.   

22h18 - Situação piora no Brasil: Mais de 2.500 óbitos e 88 mil casos em 24 horas. O Brasil registou, nas últimas 24 horas, mais 88.092 casos positivos e 2.504 vítimas mortais associadas à Covid-19, informou esta quinta-feira o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) brasileiro.

20h52 - Macron pede a laboratórios que doem 10% de vacinas a países pobres. O presidente francês, Emmanuel Mácron, pediu hoje às empresas farmacêuticas que doem 10% das vacinas contra a Covid-19 vendidas aos países pobres e espera ver cumprida a meta do G7 de vacinar 60% de africanos até março de 2022.

20h15 - Cabo Verde com mais 94 casos e uma morte em 24 horas. Cabo Verde registou mais 94 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas e uma morte, elevando para 31.433 o acumulado de casos desde 19 de março de 2020, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

20h02 - Manifesto Açoriano convoca vigília contra medidas para travar pandemia. Os subscritores do Manifesto Açoriano promovem sábado uma vigília, junto ao Palácio de Santana, em Ponta Delgada, sede da presidência do Governo dos Açores, para alertar para os "gravíssimos prejuízos" causados pelas medidas contra a covid-19 em São Miguel.

19h34 - Madeira regista três novos casos e 17 recuperações. A Madeira registou três novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas e 17 recuperações, indicou hoje a Direção Regional da Saúde (DRS), assinalando que o total de infeções ativas no arquipélago é agora de 78.

19h17 - Após dois casos de Covid-19, seleção espanhola vai ser vacinada. A seleção espanhola vai ser vacinada antes de entrar em ação no Euro'2020, confirmou esta quinta-feira a Real Federação Espanhola de Futebol. A decisão do Governo espanhol surgiu depois de terem sido dois casos de Covid-19 no lote de 24 jogadores convocados

18h41 - Seattle é a 1.ª grande cidade dos EUA a atingir a imunidade de grupo. Seattle é a primeira grande cidade norte-americana a ter mais de 70% da população acima dos 12 anos vacinada contra a Covid-19. "Seattle é a maior cidade norte-americana mais vacinada", afirmou, esta quarta-feira, o presidente da cidade Jenny Durkan, num comunicado citado pela imprensa local.

18h12 - Companhias áreas reivindicam fim de restrições no verão na UE. O setor da aviação civil reivindicou hoje o fim de todas as restrições impostas pela pandemia de Covid-19 para viagens no verão dentro da União Europeia (UE), segundo uma declaração da plataforma Airlines For Europe (A4E).

17h51 - Reino Unido regista de novo mais de sete mil casos diários. O Reino Unido registou novamente mais de sete mil casos diários de covid-19 nas últimas 24 horas, resultado do avanço da variante Delta, de acordo com os últimos dados do Governo britânico. Hoje foram notificadas sete mortes e 7.393 casos, contra seis mortes e 7.540 casos na quarta-feira. 

17h12 - Moçambique com 40 novos casos e sem óbitos nas últimas 24 horas. O país mantém-se com um total acumulado de 840 mortes por covid-19 e sobe o número de casos para 71.279, dos quais 97% já recuperaram, enquanto 18 pessoas estão internadas, indica o ministério no boletim diário de atualização de dados sobre a doença.

17h00 - Mais de 6 milhões e 300 mil doses administradas. "Em Portugal continental já foram administradas mais de 6 milhões e trezentas mil doses de vacinas contra a COVID-19. Cerca de quatro milhões e cem mil primeiras doses e mais de dois milhões e cem mil segundas doses", indicou esta quinta-feira o Serviço Nacional de Saúde. 

16h19 - Terceira vaga agressiva avança em África onde ainda faltam vacinas. A terceira vaga de covid-19 avança "agressivamente" em África, onde a variante detetada na Índia ganha terreno e continua a escassez de vacinas, advertiu o diretor do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC).

14h31 - O secretário-geral do PCP destacou hoje, em Santarém, o papel dos agricultores durante os meses da pandemia da covid-19 e defendeu mais apoios para o setor e a valorização da produção nacional.

"Num tempo em que toda a gente confinava, estes homens e estas mulheres continuaram a espalhar as suas sementes, a tratar da sua produção", afirmou, sublinhando que os aplausos têm "um significado afetivo", mas que o setor, "mais do que aplausos", precisa de apoios, "tendo em conta a situação em que muitos se encontram".

14h20 - Mais de metade dos adultos da União Europeia (UE) já receberem pelo menos uma dose da vacina da covid-19, anunciou hoje a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen.

14h23 - Os Açores registaram nas últimas 24 horas 41 casos de covid-19, dois na ilha Terceira e 39 em São Miguel, 28 recuperações, quando estão internados 12 doentes, revelou hoje a Autoridade Regional de Saúde.

14h19 - Portugal soma, esta quinta-feira, mais seis vítimas mortais (variação de 0,04%) e 910 novos casos de Covid-19 (variação de 0,11%), como revela o mais recente boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS). De salientar que desde o dia 6 de março que Portugal não registava tantos casos diários do coronavírus. 

13h24 - Atualização em África: África registou mais 369 mortes devido à covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 133.543 óbitos, e mais 18.670 casos, com o número de infetados a subir para 4.969.847, segundo os dados oficiais mais recentes.

13h23 - Atualização no mundo: A pandemia de covid-19 já matou pelo menos 3.764.250 pessoas em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China, em dezembro de 2019, segundo o balanço diário da agência AFP.

13h22 - Atualização no Irão: O Irão ultrapassou hoje as três milhões de infeções por covid-19, informou o Ministério da Saúde daquele país, adiantando que o número de casos diários de infeções e mortes está a cair após atingir o pico em abril.

12h33 - O ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, negou hoje ter "mentido" ao primeiro-ministro, Boris Johnson, sobre questões relacionadas com a gestão da pandemia covid-19, refutando as acusações feitas pelo ex-assessor do chefe do governo Dominic Cummings.

12h21 - José Luís Carneiro reagiu de forma positiva ao discurso de Marcelo, tecendo elogios às suas palavras e reforçando o "apelo à cooperação da sociedade e das instituições para sermos capazes de aproveitar os recursos que vamos ter disponíveis" para o nosso desenvolvimento no pós-pandemia.

12h13 - O representante da República para os Açores, Pedro Catarino, defendeu hoje, nas comemorações do 10 de Junho, em Angra do Heroísmo, que é preciso tirar lições da pandemia de covid-19 e reforçar os meios essenciais para desafios futuros.

12h11 - A Dinamarca vai estender até à meia-noite o horário dos bares e restaurantes a partir de sexta-feira e eliminar a máscara em espaços interiores, exceto nos transportes, na segunda-feira, segundo um plano para acelerar o desconfinamento apresentado hoje.

11h30 - Marcelo Rebelo de Sousa discursa na Madeira no âmbito das celebrações do Dia de Portugal, um discurso muito marcado pela pandemia. "Nestes quase dois anos em que a pandemia surgiu e tudo, ou quase tudo, suspendeu, adiou, atropelou, atingiu", o chefe de Estado deixou uma mensagem de esperança aos portugueses: "Não serão as imensidades destes desafios que nos vão desviar do nosso futuro.

10h55 - Os EUA vão comprar 500 milhões de doses da vacina Pfizer/BioNTech covid-19 para doar a países necessitados. "Esta é a maior encomenda e doação de vacinas feita por um único país e um compromisso do povo americano em ajudar a proteger as populações ao redor do mundo contra a covid-19", disse a Casa Branca.

10h50 - A Rússia registou 11.699 novos casos de covid-19 no último dia, em comparação com os 10.407 registados na terça-feira

10h37 - Atualização na Catalunha: A Catalunha notificou, nas últimas 24 horas, 621 novos casos de Covid-19, o que se traduz num alívio nas unidades hospitalares. O Rt na Catalunha está agora em 0,90. 

09h47 - Parlamento pede levantamento de patentes para acelerar vacinação: O Parlamento Europeu (PE) apelou hoje à suspensão temporária de patentes para facilitar o acesso global à vacina e medicamentos para a covid-19.

09h25 - Atualização em Timor: O número de casos da covid-19 continua a descer significativamente em Díli, com mais recuperados que novas infeções, com o contrário a ocorrer em alguns dos municípios do país, especialmente Baucau e Viqueque, segundo dados atualizados.

09h24 - Índia registou hoje o número mais elevado de mortes num dia: A Índia registou hoje o número mais elevado de mortes diárias pelo novo coronavírus, com 6.148 óbitos, após uma revisão do número de vítimas no estado nortenho de Bihar.

09h01 - O Ministério da Saúde espanhol anunciou, na rede social Twitter, a chegada de 144 mil novas doses da vacina da Janssen ao país. 

07h54 - O Parlamento Europeu adotará hoje uma resolução sobre a eventual suspensão das patentes das vacinas em sede da OMC. 

07h30 - Lisboa só evoluiu em julho?: De acordo com o jornal Inevitável, que cita um investigador Lisboa só deverá ter condições para avançar no desconfinamento em julho.

07h25 - Marcelo discursa hoje no Dia de Portugal pela 2.ª vez em pandemia: O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai discursar hoje na Madeira numa cerimónia militar comemorativa do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, data pela segunda vez assinalada em contexto de pandemia.

07h20 - Atualização na Alemanha: De acordo com o Instituto Robert Koch (RKI), a Alemanha registou, esta quinta-feira, mais 94 mortos associados à Covid-19 e 3.187 novos casos.

07h15 - Regulador do Brasil autoriza testes em humanos de vacina nacional: A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) brasileira autorizou na quarta-feira a investigação clínica da ButanVac, a primeira vacina contra a covid-19 desenvolvida no país, através do Instituto Butantan, podendo ser testada em humanos.

07h10 - Recuperação pós-pandemia passa pela garantia dos direitos fundamentais: A Agência europeia dos Direitos Fundamentais defendeu hoje que uma recuperação pós-pandemia, que "testou" e mostrou "as lacunas" dos sistemas de proteção na União Europeia, só será bem-sucedida se combater as "crescentes desigualdades" e as "ameaças à coesão social".

07h07 - Austrália quer acolher estudantes estrangeiros no 2.º semestre: Os estudantes estrangeiros regressarão às universidades do estado australiano de New South Wales, a partir do segundo semestre deste ano, graças a um programa piloto apresentado quinta-feira pelas autoridades com o qual pretendem reanimar este importante setor económico.

07h05 - Pandemia esquecida no regresso dos parisienses à vida noturna: A pandemia está longe das preocupações dos parisienses que saíram pela primeira vez à noite em sete meses. Com bom tempo, esplanadas alargadas a todos os centímetros de passeio e um ambiente convidativo, Paris voltou a ser uma festa.

07h02 - Enquanto dormia: 

07h00 - Bom dia! Damos aqui início a um novo registo da evolução da pandemia no país e no mundo. Pode recordar o registo anterior aqui.

Leia Também: AO MINUTO: "Governo tem de ter coragem"; Vírus não dá tréguas no Brasil

Recomendados para si

;
Campo obrigatório