Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Jordânia envia para tribunal dois colaboradores do príncipe Hamzah

As autoridades jordanas enviaram hoje para o Tribunal da Segurança do Estado, instância militar que trata casos relacionados com terrorismo, dois dos acusados de colaborar com o príncipe Hamzah bin Hussein numa suposta intentona contra o rei Abdallah II.

Jordânia envia para tribunal dois colaboradores do príncipe Hamzah
Notícias ao Minuto

14:46 - 02/06/21 por Lusa

Mundo Jordânia

Segundo a agência noticiosa jordana Petra, os processos relativos ao ex-chefe da Casa real Basem Awadallah e ao membro da família real Sharif Hassan bin Zaid foram remetidos ao tribunal militar, que os irá analisar.

Awadallah e bin Zaid são dois dos 18 detidos em 03 de abril, quando as autoridades jordanas descobriram um alegado plano para "minar a estabilidade e a segurança do país", em que estava envolvido o príncipe Hamzah (meio-irmão de Abdallah II e ex-herdeiro da coroa), que não chegou a ser detido nem acusado.

No final de abril, o procurador-geral de Segurança da Jordânia ordenou a libertação de 16 detidos, mas não incluiu os dois réus com laços à família real. 

A libertação dos 16 detidos foi aprovada pelo monarca depois de vários líderes tribais do reino terem vindo em defesa deles, mas não foi autorizada a saída em liberdade dos dois acusados, que caíram em desgraça. 

Pelo meio, o rei jordano reconciliou-se com o seu meio-irmão e encerrou a crise dentro da família real, depois de Hamzah prometer ser "leal" a Abdallah II, bem como aos valores da dinastia Hachemita.

Hamzah, filho mais velho do rei Hussein e da sua quarta e última mulher, a rainha Noor, foi nomeado príncipe herdeiro em 1999, mas, em 2004, Abdallah II substituiu-o pelo seu próprio filho. 

No meio da crise, Hamzah criticou abertamente as políticas do monarca, assim como a corrupção e o nepotismo na Jordânia.

Leia Também: Príncipe da Jordânia aparece em público apesar da prisão domiciliária

Recomendados para si

;
Campo obrigatório