Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Cruz Vermelha alerta para temporada de furacões na América Central

A próxima temporada de furacões na América Central pode ser devastadora numa região que ainda recupera das tempestades do último ano e que está fragilizada pela covid-19, alertou segunda-feira a Federação Internacional da Cruz Vermelha (FICV).

Cruz Vermelha alerta para temporada de furacões na América Central
Notícias ao Minuto

06:26 - 01/06/21 por Lusa

Mundo Furacões

"Na América Central, milhares de famílias ainda estão a recuperar os danos causados pelos furacões Eta e Iota, que afetaram mais de 7,5 milhões de pessoas há apenas seis meses", referiu o secretário-geral da FICV, Jagan Chapagain, ao adiantar que a organização já começou a preparar a ajuda humanitária para responder às próximas tempestades.

Especialistas citados pela agência EFE preveem a formação de treze a vinte tempestades no Oceano Atlântico durante a temporada que começa em junho, das quais entre seis e dez evoluirão para furacões, incluindo alguns de forte intensidade de categoria três ou superior.

Segundo Jagan Chapagain, as populações que ficaram sem recursos nas últimas intempéries ficarão novamente sujeitas a situações climatéricas extremas como chuvas torrenciais, deslizamentos de terra e inundações.

Devido às dificuldades de mobilidade causadas pela pandemia, o apoio pode demorar mais tempo para chegar a estas populações, o que fez com que a FICV antecipasse a logística da ajuda humanitária, deslocando com antecedência meios para atender às necessidades de pelo menos 60 mil pessoas do Panamá, Guatemala, Honduras e Caraíbas.

"Estes fenómenos meteorológicos são cíclicos e cada vez mais frequentes e intensos", alertou o chefe da Unidade de Desastres, Crises e Clima da FICV, Roger Alonso.

Leia Também: Mau tempo: IL Açores quer saber "ponto de situação" de portos afetados

Recomendados para si

;
Campo obrigatório