Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Erupção de vulcão na RDCongo fez pelo menos 15 mortos

A erupção do vulcão Nyiragongo, no sábado, na República Democrática do Congo (RDCongo), fez pelo menos 15 mortos, com as autoridades a manterem o estado de alerta devido aos tremores de terra que ainda continuam.

Erupção de vulcão na RDCongo fez pelo menos 15 mortos
Notícias ao Minuto

17:37 - 24/05/21 por Lusa

Mundo Vulcão

"O perigo é permanente, as nossas esquipas estão a sensibilizar a população através da rádio para que permaneça vigilante", disse à agência Efe o diretor científico do Observatório Vulcânico de Goma, Celestin Kasereka Mahinda, que está a cerca de 20 quilómetros do vulcão.

A terra continua a tremer, e muitos habitantes tentaram voltar às suas casas destruídas, expondo-se aos gases tóxicos apesar dos alertas das autoridades, que já contabilizaram 15 mortos, direta ou indiretamente relacionados com a erupção do vulcão.

A vida começa a regressar timidamente à capital da província do Kivu Norte, com mercados e lojas já de portas abertas e os transportes públicos novamente a funcionar, apesar de haver constantes movimentos sísmicos que se notam também no Ruanda, cuja fronteira está perto, e que levou as autoridades a encerrar as escolas e o aeroporto local.

O vulcão Nyiragongo, um dos mais ativos do mundo, entrou em erupção no sábado, levando milhares de pessoas a fugirem da cidade durante a noite, carregando pertences e gado e dirigindo-se para a cidade de Sake ou para a fronteira com o Ruanda, tendo esta última sido atravessada por pelo menos 8.000 pessoas, segundo dados oficiais do Ministério de Gestão de Emergências congolês.

Ainda que a lava não tenha atingido a cidade, centenas de casas na sua periferia foram destruídas ou reduzidas a cinzas, segundo as autoridades provinciais.

Localizada na província de Kivu do Norte, que também faz fronteira com o Uganda, a região de Goma é uma zona de intensa atividade vulcânica localizada no vale do Rift, com seis vulcões, incluindo os vizinhos Nyiragongo e Nyamuragira, que se elevam a 3.470 e 3.058 metros, respetivamente.

A anterior erupção do Nyiragongo, em 2002, levou milhares a abandonarem as suas casas e provocou centenas de mortos.

Goma alberga um grande contingente de soldados da paz e de muitos membros da missão das Nações Unidas na RDCongo, sendo também base de muitas organizações não-governamentais e outras organizações internacionais.

Leia Também: RDCongo: Cinco mortos por inalação de gases de vulcão Nyiragongo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório