Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

AO MINUTO: EUA com nível mais baixo de óbitos desde março do ano passado

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no mundo.

AO MINUTO: EUA com nível mais baixo de óbitos desde março do ano passado
Notícias ao Minuto

15:54 - 18/05/21 por Fábio Nunes

Mundo Coronavírus

Portugal contabiliza 386 novos casos de Covid-19 e mais duas mortes nas últimas 24 horas, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado esta terça-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Em termos acumulados, o país soma 842.767 contágios e 17.011 óbitos. O número de recuperados ascende a 803 mil. 

Os internamentos continuam a descer.

O primeiro-ministro Boris Johnson disse que o governo que lidera saberá "dentro de alguns dias" se o plano de desconfinamento no Reino Unido será afetado pela propagação de casos da estirpe indiana

A Áustria vai deixar de usar a vacina da AstraZeneca devido a problemas de entrega e à relutância da população à vacina, após decisões semelhantes tomadas pela Noruega e Dinamarca.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no mundo:

00h04 - Suspendemos aqui este registo. O acompanhamento será retomado na manhã desta quarta-feira. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

Só quer tirar dúvidas? Não assoberbe as linhas telefónicas: [email protected] 

00h01 - A diretora executiva do Fundo Monetário Internacional (FMI) defendeu hoje que o volume de vacinas contra a Covid-19 em excesso, estimado em 500 milhões de doses, deve ser canalizado para África "o mais rapidamente possível".

"Temos de agir rápido para realocar rápido, mas não é só os montantes dos Direitos Especiais de Saque (DES), calculamos que as doses em excesso são na ordem dos 500 milhões, e devem ser canalizadas para quem mais delas precisa, devemos garantir o livre movimento de vacinas e aumentar a produção para mil milhões em 2022 para garantir que andamos depressa", disse Kristalina Georgieva.

23h38 - Angola registou mais oito óbitos e 258 casos de Covid-19, nas últimas 24 horas, acumulando o total de 31.049 casos positivos e 685 mortes, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

22h57 - O presidente da Confederação do Turismo de Portugal afirmou hoje que a abertura do corredor turístico com o Reino Unido é "ótima notícia", referindo não estar preocupado com a entrada de turistas e o impacto na evolução da pandemia.

22h32 - As autoridades de Saúde brasileiras reportam, esta terça-feira, mais 75.445 casos de infeção por novo coronavírus e mais 2.513 óbitos associados à doença Covid-19

O país, com 212 milhões de habitantes, acumula 15.732.836 de casos confirmados desde o registo do seu primeiro caso, em São Paulo, em fevereiro do ano passado. Ainda de acordo com o reportado pelas secretarias regionais de Saúde (CONASS), morreram 439.050 pessoas devido ao vírus, no mesmo período.

22h06 - O governo angolano vai gastar cerca de 22 mil milhões de kwanzas (27,8 milhões de euros) para adquirir mais de quatro milhões de vacinas através da União Africana, segundo um decreto presidencial que não faz referência à Covid-19.

22h04 - O presidente da União Africana (UA), Felix Tshisekedi, defendeu hoje, no final da cimeira de Paris, que a produção de vacinas em África para os africanos é fundamental para mobilizar a população para ser vacinada.

"A primeira coisa a fazer é produzir as vacinas em África para serem distribuídas pelos africanos, e explicar às pessoas que se não formos vacinados, podemos cair numa nova variante, bem mais virulenta e que pode desenvolver resistências às vacinas que já existem", disse o também Presidente da República Democrática do Congo, acrescentando que no seu país apenas 10 mil pessoas foram vacinadas, "e na sua maioria expatriados".

21h59 - O parlamento ucraniano aprovou hoje a destituição do ministro da Saúde, Maksym Stepanov, que o governo acusa de ter sido ineficaz na garantia do fornecimento de vacinas e da campanha de vacinação contra a Covid-19.

21h57 - O número de mortes diárias do Covid-19 nos Estados Unidos está no nível mais baixo desde março de 2020, quando a epidemia começou a alastrar no país, anunciaram hoje as autoridades sanitárias norte-americanas. 

Na semana passada, foram registados em média 546 mortes diárias por coronavírus, indicam os dados dos Centros de luta e prevenção contra as doenças (CDC).

21h55 - Os médicos espanhóis expressaram hoje a sua preocupação com as potenciais consequências e riscos sanitários, no atual contexto de pandemia de Covid-19, do numeroso fluxo migratório verificado desde segunda-feira nas cidades espanholas autónomas de Ceuta e Melilha.

21h32 - Variante indiana na Alemanha. Os cerca de 180 moradores de dois prédios residenciais, na Alemanha, foram colocados em quarentena depois de uma mulher ter sido diagnosticada com a variante indiana da Covid-19, de acordo com o confirmado pelas autoridades de Saúde locais.

Notícias ao Minuto Os dos dois blocos de apartamentos, na cidade de Velbert, na Renânia do Norte-Vestefália, estão isolados desde domingo© Christoph Reichwein (crei)/picture alliance via Getty Images  

20h58 - Portugal tem 14% da população já vacinada contra a Covid-19. De acordo com o relatório da vacinação no nosso país, divulgado esta terça-feira pela Direção-Geral da Saúde, Lisboa administrou mais vacinas, mas o Norte segue na 'frente'. 

O relatório indica que 32% da população portuguesa (mais de 3,2 milhões de pessoas) foi vacinada com a primeira dose e 14% está completamente imunizada (mais de 1,4 milhões de pessoas). Só esta última semana, mais 285 mil pessoas receberam a primeira dose de uma vacina contra a Covid-19 e mais de 302 mil receberam a segunda dose.

20h41 - O ex-ministro das Relações Exteriores do Brasil negou hoje ter cometido erros em temas relacionados com a pandemia de Covid-19, afirmando não ter problemas com a China, contradizendo ações e declarações suas e de outros membros do governo brasileiro.

"Não entendo nenhuma declaração que eu tenha feito como antichinesa. Em notas oficiais, queixámo-nos do comportamento da embaixada da China, mas não houve nenhuma declaração que se possa classificar como antichinesa. Logo, não há nenhum impacto de algo que não existiu", afirmou Ernesto Araújo.

20h17 - António Costa anunciou esta terça-feira, durante a Cimeira para o Financiamento das Economias Africanas, em Paris, um "apoio grande" para "produzir" vacinas em África

"Em matéria de vacinação, algo que é muito importante, é que para além de continuarmos a assegurar o fornecimento de vacinas por via do mecanismo Covax, vai ser feito um apoio grande para que, muito brevemente, seja possível produzir no continente africano, e a partir da África do Sul, vacinas que possam aumentar a capacidade mundial de produção", destacou o primeiro-ministro. 

Para Costa, esta será uma infraestrutura "muito importante" e que ficará "também para o futuro", uma vez que "depois desta pandemia, outras podem vir" e há ainda "um conjunto de doenças que requerem essa capacidade de vacinação". 

19h43 - As autoridades de saúde francesas referiram esta terça-feira que foram diagnosticados 17.210 novos casos de Covid-19 e morreram 228 pessoas nas últimas 24 horas. França acumula 5.898.347 contágios e 108.040 vítimas mortais

19h15 - A AHP - Associação da Hotelaria de Portugal disse hoje que "recebeu a confirmação da intenção de iniciar um reforço da vacinação na região do Algarve, acelerando a taxa de população vacinada", segundo um comunicado.

18h52 - A Madeira registou hoje 17 novos casos de Covid-19, todos de transmissão local, e 17 recuperações, indicou a Direção Regional de Saúde, referindo que o total de infeções ativas no arquipélago é de 240, com quatro doentes hospitalizados. 

18h50 - Fernando Simón, epidemiologista e diretor do Centro de Coordenação de Alertas de Saúde e Emergências do Ministério da Saúde espanhol, revelou, esta terça-feira, que o fim da obrigatoriedade do uso de máscara em espaços exteriores está para breve

"Dentro de um mês, Espanha estará numa posição favorável", apontou Fernando Simón, em conferência de imprensa.

18h46 - O Centro Europeu para o Controlo de Doenças considera que pessoas vacinadas com a primeira dose da vacina da AstraZeneca contra a Covid-19 devem receber a segunda dose da mesma vacina, devido à pouca informação disponível sobre mistura com outras vacinas.

18h24 - O primeiro-ministro, António Costa, advertiu hoje que a abertura de fronteiras em Portugal "tem regras que têm de ser cumpridas", considerando fundamental que os turistas que chegam ao país sejam devidamente informados.

Para o primeiro-ministro o equilíbrio entre a abertura de fronteiras e a contenção da pandemia assenta no "cumprimento estrito das regras", com todas as entradas a serem sujeitas a testes PCR negativos, entre outras medidas.

18h00 - Espanha voltou a uma situação epidemiológica de risco médio pela primeira vez desde o final de março, após a incidência de transmissão do coronavírus ter diminuído para 147 casos por cada 100 mil habitantes

O Ministério da Saúde espanhol referiu que foram detetados 3.988 casos de contaminação no último dia. Morreram mais 70 pessoas. Espanha totaliza 3.619.848 casos positivos e 79.502 vítimas mortais.

17h37 - Quase 35% dos residentes na Região Autónoma da Madeira já tinham pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19 até ao passado domingo e 13,4% tinham a vacinação completa, anunciou hoje a Direção Regional de Saúde.

17h06 - Cientistas criaram dispositivos que permitem detetar infeção com o coronavírus SARS-CoV-2 num segundo ou em menos de 30 minutos, conforme a técnica usada, revelam dois estudos distintos hoje divulgados na imprensa da especialidade. 

Investigadores das universidades da Florida, nos Estados Unidos, e Chiao Tung, em Taiwan, desenvolveram um biossensor que permite detetar num segundo biomarcadores para o coronavírus que provoca a Covid-19.

17h02 - A proteção civil italiana revelou esta terça-feira que foram identificados 4.452 novos casos de contágios e morreram 201 pessoas no espaço de 24 horas. No total, Itália soma 4.167.025 casos confirmados e 124.497 óbitos. O total de recuperados subiu para 3.727.220

16h37 - O Departamento de Saúde e de Assistência Social do Reino Unido anunciou esta terça-feira que foram diagnosticados 2.412 contágios por coronavírus e morreram mais sete pessoas devido à Covid-19

As autoridades de saúde reviram o número total de casos de infeção desde o início da pandemia, tendo retirado 4.776 dos casos que foram anteriormente reportados.

Por esse motivo, o total de casos de infeção no Reino Unido é agora de 4.450.392. O número acumulado de óbitos é de 127.691

16h04 - O ministro da Administração Interna afirmou hoje no Parlamento que o fim do Estado de Emergência "é mérito dos portugueses". Eduardo Cabrita deixou ainda um aviso aos turistas que já chegaram ou estão a vir para Portugal.

"É fundamental que respeitem estritamente as nossas regras", frisou o ministro. 

15h35 - Um grupo de senadores que investiga a resposta do governo brasileiro à pandemia de Covid-19 denunciou hoje que "recebeu várias ameaças" e exigiu uma investigação da Polícia Federal.

Leia Também: AO MINUTO: Internados descem; "Poderemos estar melhor se não relaxarmos"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório