Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Ciclone na Índia já fez pelo menos 27 mortos e 96 desaparecidos

Pelo menos 27 pessoas morreram e quase 100 estão desaparecidas no oeste da Índia após a passagem do ciclone Tauktae, que obrigou a suspender a vacinação contra a covid-19, num país devastado pela pandemia.

Ciclone na Índia já fez pelo menos 27 mortos e 96 desaparecidos
Notícias ao Minuto

14:58 - 18/05/21 por Lusa

Mundo Ciclone

Segundo a Marinha indiana, 96 pessoas estão desaparecidas após o naufrágio da sua embarcação ao largo de Mumbai (antiga Bombaim), capital do estado de Maharashtra.

O navio, que está a ser procurado por duas embarcações e helicópteros da Marinha, tinha 273 pessoas a bordo e ficou à deriva devido aos fortes ventos que se abateram na costa ocidental da Índia.

Um total de 177 passageiros foram socorridos em "condições de mar extremamente difíceis", disse a Marinha na rede social Twitter.

As operações de socorro deverão prosseguir durante todo o dia, indicou o Ministério da Defesa indiano, apesar das condições marítimas difíceis, devido à violência da tempestade.

O ciclone Tauktae, que obrigou a retirar mais de 200.000 pessoas de zonas de risco, tocou terra na segunda-feira em Gujarat com rajadas de até 185 km/hora, segundo o departamento meteorológico indiano.

Mais de 16.500 casas sofreram danos, 40.000 árvores foram arrancadas e 2.400 localidades ficaram sem eletricidade.

A tempestade tropical, a mais forte a afetar a região em décadas, fez vítimas nos estados de Kerala, Goa, Maharashtra e Gujarat.

O nível do mar subiu três metros ao longo da costa, informaram as autoridades meteorológicas da cidade costeira de Diu, com ventos de 133km/h.

O ciclone atingiu a Índia numa altura em que o país enfrenta uma segunda vaga da epidemia de covid-19 que está a levar ao colapso do sistema de saúde, com oxigénio e medicamentos em falta.

Na segunda-feira, as autoridades de Maharashtra fecharam o aeroporto de Mumbai durante várias horas, pedindo à população para ficar em casa, depois de transportarem 580 doentes infetados com covid-19 "para lugares mais seguros", a partir de três hospitais de campanha, no domingo.

Aquele estado ordenou a evacuação das zonas costeiras, com cerca de 12.500 pessoas a serem forçadas a abandonar as suas casas.

Em Gujarat, cerca de 200.000 pessoas foram deslocadas, incluindo os doentes com covid-19 hospitalizados num raio de cinco quilómetros da costa.

As autoridades estão a trabalhar para evitar falhas de energia nos 400 hospitais e 41 fábricas de oxigénio situados nos 12 distritos costeiros.

Os protocolos sanitários contra o vírus, como o uso de máscaras, distanciamento físico e utilização de desinfetantes, serão observados nos abrigos para deslocados, disseram as autoridades.

O estado de Gujarat, que registou oficialmente 9.000 mortes devido ao vírus (um número que os especialistas dizem ser provavelmente subestimado, tal como acontece no resto do país), suspendeu a campanha de vacinação durante dois dias. Mumbai fez o mesmo durante um dia.

A costa ocidental da Índia é muitas vezes assolada por ciclones devastadores, mas a mudança dos padrões climáticos fez com que estes se tornassem mais intensos, em vez de mais frequentes.

Em maio de 2020, também durante a pandemia de covid-19, uma centena de pessoas morreu devido ao ciclone Amphan, a tempestade mais poderosa que atingiu o leste da Índia em mais de uma década, que devastou a região e deixou milhões sem energia.

Com uma população de 1,3 mil milhões de habitantes, a Índia registou 4.329 mortos por covid-19 nas últimas 24 horas, um novo recorde, além de 263.533 infetados, ultrapassando os 25 milhões de casos desde o início da pandemia.

Leia Também: Ciclone já fez pelo menos 21 mortos na Índia e 96 desaparecidos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório