Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

"Descoberta rara". Peixe das profundezas dá à costa na Califórnia

Um vislumbre raro sobre um dos peixes oriundos das profundezas dos oceanos. Não há explicações sobre como foi parar à praia.

Notícias ao Minuto

23:20 - 12/05/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Insólito

Um banhista norte-americano deparou com um peixe, numa praia de Newport Beach, no estado norte-americano da Califórnia, que parecia saído de um filme de terror. "Nunca tinha visto um peixe assim antes", disse Ben Estes, citado pelo Guardian, a quem indicou que soube, desde logo, que estava perante "uma descoberta rara".

O peixe em causa é um peixe-futebol (Himantolophus sagamius), uma das cerca de 300 espécies de Lophiiformes (peixes ósseos), e vive a mais de 900 metros de profundidade, na completa escuridão.

Pode recordar-se da sua representação animada no filme 'À Procura de Nemo', onde é dado destaque à sua "lâmpada" bioluminescente, presa a um tentáculo que lhe sai da cabeça e que atrai as suas presas.

"Eu não sei se ele percebeu as implicações do que encontrou", disse Jessica Roame, especialista do Davey’s Locker Sportfishing & Whale Watching, ao Los Angeles Times. "O que é curioso aqui é que ele está quase perfeitamente intacto. Como é que chegou aqui, de um lugar tão profundo?", questionou.

Não há, ainda, respostas sobre a forma como o peixe apareceu na praia, mas os especialistas estão felizes por poder estudá-lo de perto. Depois de congelado, as autoridades da Califórnia entraram em contacto com o Museu de História Natural de Los Angeles, que só tem outros três espécimes idênticos, mas nenhum em tão bom estado de conservação.

Leia Também: Mergulhador encontrou aliança desaparecida em redor de peixe na Austrália

Recomendados para si

;
Campo obrigatório