O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) esclarece, em comunicado enviado às redações, uma notícia publicada esta sexta-feira na edição do semanário Expresso e que dá conta de que a "Cimeira UE-Índia foi adiada para quando puder ser presencial. O PM indiano cancelou a sua presença devido à situação pandémica explosiva no país".
Perante esta informação, o ministério de Santos Silva esclarece que "é falsa" e refere que o que "ficou adiado para quando a situação pandémica permitir uma visita do primeiro-ministro indiano a Portugal foi a Cimeira Bilateral entre Portugal e a Índia, que chegou a estar prevista para a tarde deste sábado".
Mais, acrescenta o MNE. "A Cimeira UE-Índia, cujo nome técnico é 'Reunião de Líderes UE-Índia', realizar-se-á como previsto e amplamente divulgado, amanhã, dia 8, na cidade do Porto", e com a presença, "por videoconferência", do primeiro-ministro Narendra Modi.
A Cimeira UE-Índia, que reunirá os líderes dos 27 e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, está agendada para o início da tarde deste sábado. Há cerca de duas semanas, recorde-se, Modi deu conta da impossibilidade de estar presente devido à grave situação pandémica no seu país, tendo nessa altura garantindo a sua participação remotamente no encontro.
Leia Também: Cimeira UE-Índia "não pode ser subestimada" ainda que em formato virtual