Meteorologia

  • 18 JUNHO 2021
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 22º

Edição

Dirigente oposicionista da Tailândia libertada sob caução

Uma das dirigentes do movimento pró-democracia na Tailândia, indiciada por insultos à monarquia, foi hoje libertada sob caução após dois meses em detenção.

Dirigente oposicionista da Tailândia libertada sob caução

Panusaya Sithijirawattanakul, conhecida por Rung, foi libertada contra uma caução de 6.500 dólares (5.400 euros) com proibição de deixar o país e de participar em "atividades consideradas desonrosas para a realeza", indicou a associação Thai Lawyers for Human Rights, que a representa.

Detida desde 08 de março, iniciou uma greve de fome há 35 dias segundo o grupo pró-democracia Front uni de Thammasat, do qual é membro.

Rung e outras figuras destacadas da contestação são acusadas de terem violado a estrita legislação sobre lesa-majestade durante uma concentração no centro de Banguecoque em setembro.

São ainda incriminadas por sedição, à semelhança de 15 outros manifestantes antirregime.

No período mais intenso da mobilização, dezenas de milhares de pessoas desfilaram nas ruas da capital tailandesa para exigir a demissão do primeiro-ministro Prayut Chan-O-Cha, uma nova Constituição e uma reforma da monarquia, tema tabu num país onde a família real é considerada intocável.

O movimento desmobilizou nos últimos meses devido à pandemia de covid-19, mas continuam a ser organizadas manifestações esporádicas.

No domingo, centenas de tailandeses manifestaram-se para exigir a libertação dos presos políticos, arremessando tinta vermelha, tomates e ovos em direção do tribunal penal de Banguecoque.

Um outro líder detido do movimento, Parit Chiwarak, designado Penguin, também iniciou uma greve de fome e foi hospitalizado na semana passada após ter perdido 12 quilos, mas o tribunal recusou a sua libertação sob caução.

Leia Também: Myanmar: Bombardeamentos empurram seis mil deslocados para Tailândia

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório