Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 22º

Espanha, França, Alemanha e Itália apoiam o Sahel contra o terrorismo

Espanha, França, Alemanha e Itália comprometeram-se hoje a reforçar o seu apoio aos países do Sahel na luta contra o terrorismo e pela segurança e desenvolvimento.

Espanha, França, Alemanha e Itália apoiam o Sahel contra o terrorismo
Notícias ao Minuto

12:35 - 30/04/21 por Lusa

Mundo Terrorismo

Através de uma declaração conjunta divulgada hoje, os quatro países salientaram que a luta contra o terrorismo, o tráfico ilícito e todas as formas de violência "são um objetivo essencial para assegurar o Estado de direito e a coexistência pacífica" na região.

A declaração foi assinada no mesmo dia em que os corpos de dois jornalistas espanhóis, David Beriain e Roberto Fraile, e a conservacionista irlandesa Rory Young, que foram mortos no Burkina Faso a 27 de outubro, chegaram a Madrid.

O ataque foi reivindicado por um grupo jihadista que controla uma grande parte do território do país e no qual também foi morto um soldado do Burkina Faso.

De acordo com a declaração, os quatro países europeus estão convencidos de que, para alcançar um Sahel seguro, estável e próspero, a abordagem de segurança não é suficiente e deve ser acompanhada de ajuda humanitária, estabilidade e medidas de desenvolvimento económico e social, centrando-se particularmente na educação, saúde e acesso a serviços básicos para toda a população na integridade do território.

Por esta razão, reafirmaram a sua determinação em continuar a trabalhar em estreita cooperação com os países da região e o Sahel do G5, no âmbito da Coligação para o Sahel, da Aliança do Sahel, da Parceria para a Segurança e Estabilidade no Sahel (P3S) e de outras iniciativas regionais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório