O comediante sevilhano Juan Joya Borja, que ficou conhecido internacionalmente graças a uma entrevista onde se ria a bandeiras despregadas, morreu na quarta-feira aos 65 anos de idade, vítima de uma complicação de saúde de que padecia há vários anos, de acordo com a imprensa espanhola.
Juan Joya, conhecido em Espanha como 'El Risitas', estava internado desde setembro do ano passado, tendo o seu falecimento sido confirmado à agência Efe.
Nascido em Sevilha a 5 de abril de 1956, Juan Joya Borja era um desconhecido até ao ano 2000, quando apareceu no programa de televisão 'El vagamundo', de Jesús Quintero, onde contou algumas das suas experiências de vida de forma tão cómica que o vídeo acabou famoso, até a nível internacional.
Conforme pode recordar abaixo, mais do que aquilo que dizia, foi o riso absolutamente contagiante de Juan Joya Borja que o catapultou para a fama.
Depois dessa conhecida - e muito reproduzida - entrevista, 'El Risitas' apareceu num filme ('Torrente 3'), no programa 'Ratones Coloraos' e fez alguns trabalhos como comediante. Era, sobretudo, conhecido a nível local, pela sua presença numa praia de Huelva, onde animava os veraneantes com as suas piadas.
Em setembro do ano passado sofreu a amputação de uma perna, devido a complicações cardiovasculares, e, apesar da fama e dos vários anos de comédia, ficou a residir permanentemente num abrigo do Hospital de la Caridad, que oferece residência a pessoas idosas doentes sem recursos, família ou que requeiram cuidados continuados.
Leia Também: Morreu Michael Collins, astronauta da Apollo 11, aos 90 anos de idade