Meteorologia

  • 09 MAIO 2021
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 20º

Edição

OMS e EMA iniciam a 10 de maio 2.ª ronda de avaliação à vacina Sputnik V

A aprovação para uso emergencial da OMS e da EMA é o primeiro passo para a regularização dos imunizantes nos vários países. 

OMS e EMA iniciam a 10 de maio 2.ª ronda de avaliação à vacina Sputnik V

A próxima ronda de avaliação à vacina russa contra a Covid-19 será iniciada a 10 de maio pelo painel de especialistas da Organização Mundial de Saúde (OMS) em conjunto com a Agência Europeia do Medicamento (EMA), segundo indicou esta quinta-feira a OMS, citada pela Reuters.

Os reguladores de Saúde haviam iniciado os testes à Sputnik V em março.

A agência noticiosa adianta que a Rússia ambiciona a aprovação para uso emergencial da vacina Gam-COVID-Vac (Sputnik V), à semelhança do que aconteceu com os fármacos contra a Covid-19 da Pfizer, AstraZeneca e Johnson & Johnson.

A aprovação da OMS e da EMA, que reforça a segurança e eficiência das vacinas, é o primeiro passo para a regularização dos imunizantes nos vários países. 

Segundo o instituto Gamaleïa, que criou a vacina Sputnik V, mais de 3,8 milhões de pessoas já receberam as duas doses da vacina na Rússia, que tem 146 milhões de habitantes.

Sublinhe-se que a Alemanha anunciou hoje que está a negociar a compra de 30 milhões de doses da vacina russa. "A Alemanha está a negociar a compra de três remessas de 10 milhões de doses em junho, julho e agosto", afirmou o primeiro-ministro do estado federado da Saxónia, Michael Kretschmer, na sua conta do Twitter, depois de uma reunião com o ministro da Saúde russo, Mikhail Murashko.

A Rússia registou 8.000 e 9.000 novos casos de contaminação por dia no mês de abril, e Moscovo, a cidade mais afetada, registou cerca de 2.000 novos casos diários nos últimos dias.

Os números da mortalidade divergem segundo a fonte: o Governo reconheceu na quarta-feira 106.706 mortes, enquanto a agência de estatísticas Rosstat registou pelo menos 224.000 até ao final de fevereiro, o que coloca a Rússia entre os países mais afetados pela pandemia no mundo.

Leia Também: AO MINUTO: Incidência sobe em Espanha. As doenças prioritárias na Fase 2

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório