Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

"Alguns hospitais de Nova Deli ficaram completamente sem oxigénio"

Vice-ministro de Nova Deli deixa, ainda, críticas à "lei da selva" aplicada pelos estados vizinhos ao fornecimento de oxigénio.

"Alguns hospitais de Nova Deli ficaram completamente sem oxigénio"
Notícias ao Minuto

16:24 - 22/04/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Manish Sisodia

O vice-ministro responsável pela região da capital da Índia, Manish Sisodia, admitiu esta quinta-feira que alguns hospitais da cidade ficaram sem oxigénio e que as autoridades de estados vizinhos estão a cessar fornecimento à capital.

"Temos estado a tomar medidas internas, por agora, mas a dada altura vai tornar-se difícil salvar vidas", disse o governante ao Hindustan Times. "Alguns hospitais de Nova Deli ficaram completamente sem oxigénio. Não têm mais opções", acrescentou.

Sisodia acusou ainda os estados vizinhos de Haryana e Uttar Pradesh de bloquear o fornecimento de oxigénio à capital. "Uma grande razão por trás da crise de oxigénio em Nova Deli é a 'lei da selva' aplicada ao oxigénio por Haryana e Uttar Pradesh. Os seus governos, autoridades e polícia não estão a permitir que o fornecimento chegue a Deli. As nossas autoridades falaram com eles, eu tentei falar com as autoridades, mas as coisas não estão a mudar no terreno", indicou.

As autoridades indianas já haviam assumido na quarta-feira dificuldades no fornecimento de oxigénio nos hospitais da capital. As estruturas hospitalares estão a atingir níveis de rutura, numa altura em que o país sofre de uma nova vaga da pandemia.

Recorde-se que a estirpe de Covid-19 detetada na Índia está a degradar rapidamente a situação sanitária e a provocar preocupação em vários países, que temem que possa ser mais contagiosa e resistente às vacinas.

A Índia registou hoje um novo máximo mundial de infetados com o novo coronavírus ao identificar mais de 314 mil casos nas últimas 24 horas, para além de 2.104 mortos.

Leia Também: AO MINUTO: Alguns hospitais "completamente sem oxigénio" em Nova Deli

Recomendados para si

;
Campo obrigatório