O apoio vai beneficiar 500 pescadores de 10 clubes locais, na melhoria de meios de pesca, armazenamento e comercialização, indicou um comunicado da Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo (ADPP).
"Nos dois distritos está em curso a legalização dos espaços, bem como o registo das empresas em benefício dos clubes de pescadores e consulta comunitária para a instalação de dois pontos de venda de peixe, com equipamento de refrigeração e processamento modernos, o que vai permitir melhor conservação do peixe e dinamização de toda a cadeia de produção", declarou a ONG.
O projeto, que é financiado pela União Europeia e foi lançado no ano passado, prevê ainda apoiar os pescadores na criação de 10 comités de gestão de água, uma iniciativa desenvolvida em colaboração com o Instituto de Desenvolvimento da Pesca e Aquacultura.
"Para além da área de pesca sustentável, o projeto tem enfoque no melhoramento da segurança alimentar das comunidades abrangidas, através de ações de distribuição de insumos agrícolas e ferramentas para dar início às atividades de diversificação de culturas, e presta assistência técnica aos 10 clubes", acrescenta a nota da ADPP.
Leia Também: Moçambique: PAM pede 68 milhões para apoiar quase 1 milhão em fome severa