Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Japão vai despejar no mar água tratada da central nuclear de Fukushima

O Japão vai despejar gradualmente no mar água tratada, mas ainda radioativa, da central nuclear destruída de Fukushima, apesar da oposição de comunidades locais e países da região.

Japão vai despejar no mar água tratada da central nuclear de Fukushima
Notícias ao Minuto

01:05 - 10/04/21 por Lusa

Mundo Japão

A decisão será tomada em reunião do Governo na próxima terça-feira, ao fim de sete anos de discussão sobre o destino a dar às águas usadas para arrefecer combustível da central de Fukushima, noticia a agência Kyodo. 

O Governo já tinha afirmado que não era possível adiar a decisão por mais tempo, dado que a capacidade de armazenagem dos tanques de água na central, que continuam a receber líquido usado para arrefecer combustível nuclear, deverá esgotar-se em 2022, 11 anos depois de a central ter sido gravemente afetada por um terramoto e tsunami.

As instalações de Fukushima Daiichi geraram toneladas de água contaminada que tiveram de ser armazenadas depois de usadas para arrefecer os núcleos parcialmente derretidos de três reatores.

Desde há anos que a empresa responsável pela central, a TEPCO, utiliza um sistema para filtrar aquela água e eliminar todos os seus isótopos radioativos com exceção do trítio.

O ministro da Indústria nipónico, Hiroshi Kajiyama, solicitou em março ao diretor-geral da AIEA, Rafael Grossi, que o organismo de controlo nuclear da ONU realize uma revisão científica do plano para eliminar a água e transmita a sua opinião à comunidade internacional. 

O Japão pediu à AIEA que confirme se o método e as instalações utilizadas para a eliminação da água cumprem os padrões de segurança da agência, verifique os dados da radiação à volta da central e divulgue as suas descobertas.

O pedido de Tóquio ocorre depois de especialistas das Nações Unidas terem destacado que a água da central representa um grave risco ambiental e que seria "inaceitável" libertá-la no Oceano Pacífico.

Leia Também: China adverte Japão antes de cimeira com os Estados Unidos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório