Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: PM eslovaco demite-se. Vacinadas 62 mil pessoas no sábado

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: PM eslovaco demite-se. Vacinadas 62 mil pessoas no sábado
Notícias ao Minuto

07:34 - 28/03/21 por Andrea Pinto

Mundo Covid-19

Portugal deu início, este sábado, à vacinação dos professores  e trabalhadores não-docentes do pré-escolar e 1.º ciclo. Ao final do dia, eram já 27 mil os profissionais inoculados, de um total de 70 mil que o Governo pretende vacinar só este fim de semana.

Este é um processo que deverá ser concluído até abril, referiu o responsável pela task force, o vice-almirante Gouveia e Melo, e que envolve um total de 250 mil profissionais.

Entretanto, Portugal registou, este domingo, 365 novos contágios pelo novo coronavírus e mais 10 óbitos. Em termos acumulados, o país soma agora um total de 820.407 casos de infeção e 16.387 mortes desde o início da pandemia.

Nessa senda, e com a Páscoa à porta, Marcelo Rebelo de Sousa lembrou que é necessário manter os cuidados e não dar espaço a "facilitismos" para não se gerar "uma sensação de frustração", de "morrer na praia".

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h00 - Suspendemos aqui o registo de hoje. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

23h14 - O que mudou o parlamento nos decretos do Governo sobre apoios sociais? O parlamento aprovou alterações a três decretos-lei do Governo relativos a apoios sociais, hoje promulgados pelo Presidente da República, relacionados com economia, saúde e educação. Recorde-as aqui.

22h54 - Angela Merkel pede aos estados regionais restrições eficazes. A chanceler alemã, Angela Merkel, advertiu hoje os estados regionais alemães que é preciso implementarem restrições eficazes no combate à terceira vaga de Covid-19, numa altura em que vários "länder" anunciaram planos para atenuar as medidas restritivas.

22h31 - Mais 44.326 contágios e 1.656 mortes no Brasil. O Brasil notificou este domingo mais 44.326 infeções pelo novo coronavírus, o que traduz uma descida significativa em relação ao reportado no sábado (85.948). De acordo com os dados revelados pelo Ministério da Saúde, registaram-se mais 1.656 mortes devido à Covid-19, um número bastante inferior aos mais de 3 mil registados na véspera.

22h05 - Portugal vacinou 62 mil pessoas no sábado, o valor diário mais elevado. Portugal administrou 62 mil vacinas contra a Covid-19 no sábado, segundo uma informação hoje divulgada pela 'task force', que adianta ainda que 80% dos maiores de 80 anos já receberam pelo menos uma dose da vacina.

21h30 - ONU critica stock excessivo nos países ricos e apela à partilha. O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, criticou hoje o armazenamento excessivo de vacinas contra a Covid-19 pelos países desenvolvidos e voltou a apelar para uma partilha com o resto do mundo, a única forma de vencer a pandemia.

21h11 - Cabo Verde com mais 107 infetados. As autoridades sanitárias cabo-verdianas diagnosticaram mais 107 infetados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando para 17.125 o total de casos desde o início da pandemia, divulgou hoje o Ministério da Saúde.

20h50 - Primeiro-ministro eslovaco demite-se devido a vacina russa. O primeiro-ministro da Eslováquia demitiu-se hoje e vai trocar de cargo com o ministro das Finanças, numa remodelação para tentar acabar com a crise desencadeada por um acordo secreto para comprar a vacina russa da Covid-19.

20h41 - Presidente da Câmara de Viseu com estado clínico agravado. O estado clínico do presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, agravou-se nas últimas horas, depois de ter sido internado no início do mês, infetado pelo novo coronavírus, afirmou hoje o município.

20h20 - Pressão sobre hospitais agrava-se em França. A pressão nos hospitais causada pela pandemia de covid-19 continua a agravar-se em França, verificando-se hoje o aumento do número de internamentos e de doentes em Unidades de Cuidados Intensivos e mais de 37.000 novos casos de contágio.

20h15 - Angola determina vacinação de profissionais de saúde até 14 de abril. O Governo angolano determinou que os profissionais de saúde que ainda não foram vacinados o façam até 07 de abril, nas províncias de Benguela, Cabinda e Luanda, e 14 de abril no Huambo e na Huíla.

19h20 - "Uma questão de justiça", reage Bloco. Instantes depois de conhecida a decisão do Presidente da República de promulgar os três diplomas sobre o reforço das medidas sociais, Catarina Martins reagiu, no Twitter, dizendo ser "uma questão de justiça". 

18h41 - Presidente da República promulga medidas de apoio social urgentes. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou hoje três diplomas aprovados pelo parlamento de reforço de apoios no âmbito da pandemia por considerar que não existe uma violação indiscutível da Constituição e as medidas são urgentes.

18h04 - Situação da vacinação em Portugal, publicada este domingo:

18h00 - Médica toca e canta para doentes em UCI no Brasil. Uma médica do município de Taubaté, em São Paulo, protagonizou um momento que já se tornou viral nas redes sociais. Bruna Falluh, profissional de saúde no hospital de M'Boi Mirim, tocou e cantou para os doentes Covid-19 internados naquela unidade, a maioria dos quais entubados. 

17h51 - Mais duas mortes em Moçambique e 186 novos casos. Mais duas pessoas morreram vítimas do novo coronavírus em Moçambique e outras 186 foram infetadas nas últimas 24 horas, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

17h30 - Bares e restaurantes na Finlândia encerrados por mais três semanas. O Parlamento finlandês (Eduskunta) decidiu hoje estender por mais três semanas o encerramento de bares e restaurantes em grande parte do país devido ao agravamento da pandemia Covid-19 nas regiões com mais população.

17h15 - Jerónimo avisa que 'lei-travão' não travou epidemia nem abusos. O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, acusou hoje o Governo de andar a "contar tostões nos apoios sociais" aprovados pelo parlamento, e avisou que a 'lei-travão' não travou nem a epidemia nem os abusos.

17h10 - Europa vê "luz ao fundo do túnel" na vacinação. A aceleração na entrega de vacinas contra a Covid-19 permite à Europa ver "uma luz ao fundo do túnel", apesar da terceira vaga, afirmou hoje o comissário europeu do Mercado Interno, Thierry Breton.

17h00 - Casos ativos continuam a subir em Itália. País soma mais 297 mortes. Itália reportou, nas últimas 24 horas, mais 19.611 casos de infeção com o novo coronavírus, aumentando o total para  3.532.057, desde o início da pandemia. Os dados divulgados pelas autoridades italianas este domingo indicam que morreram mais 297 pessoas com Covid-19 no país (o total de óbitos é agora de 107.933). 

16h40 - Reino Unido reporta 19 mortes e 3.862 novos contágios. O Reino Unido diagnosticou, nas últimas 24 horas, mais 3.862 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, um número inferior ao reportado no sábado, dia em que foram notificadas 4.715 infeções. 

16h36 - Médicos alertam que cuidados intensivos na Alemanha estão no limite. As unidades de cuidados intensivos na Alemanha estão a chegar ao limite devido à pandemia, alertou hoje o presidente da Associação de Medicina Intensiva e de Urgências alemã (DIVI), pedindo restrições mais severas para reverter a tendência. "Estamos a correr de olhos abertos para a desgraça", disse o responsável da DIVI, Gernot Marx, que pede um confinamento de duas a três semanas, em declarações à revista alemã Der Spiegel.

16h05 - Pandemia agravou desigualdades na repartição da riqueza em Portugal. Um estudo do economista Eugénio Rosa concluiu que a crise económica e social causada pela pandemia está "a agravar ainda mais as desigualdades" salariais e na repartição da riqueza, que "já eram enormes" em Portugal antes da Covid-19. "A grave crise económica e social causada pela pandemia, que obrigou ao confinamento e ao fecho, nomeadamente dos setores mais débeis da economia, com perdas de emprego, de rendimentos e fecho de empresas, está a agravar ainda mais as desigualdades que já eram enormes no nosso país antes da covid", lê-se no estudo, hoje divulgado.

15h46 - Albânia inicia vacinação em massa da sua população. A Albânia iniciou hoje a campanha de vacinação em massa contra o SARS-CoV-2, tornando-se o segundo país balcânico, depois da Sérvia, a incluir toda a população neste processo para conter as infeções e salvar a temporada turística.

14h45 - Médicos em Paris alertam para sobrecarga face ao aumento de casos: Médicos dos cuidados intensivos em Paris afirmaram hoje que o aumento do número de casos de Covid-19 pode em breve sobrecarregar a sua capacidade para tratar dos doentes, podendo forçá-los a escolher que pacientes tratar.

14h18 - Atualização nos Açores: Os Açores registam hoje sete novos casos de covid-19, todos no concelho de Ponta Delgada, em São Miguel, uma recuperação no Nordeste, também em São Miguel, e mais quatro internamentos no hospital de Ponta Delgada.

14h15 - Bélgica atinge o pico de incidência cumulativa da terceira vaga: A Bélgica atingiu hoje uma incidência cumulativa a 14 dias de 505 casos de infeção por SARS-CoV-2 por 100.000 habitantes, o maior número desde o início da terceira vaga da pandemia, noticia a EFE.

14h08 - Atualização em Portugal: Portugal regista, este domingo, mais 365 casos de Covid-19 e 10 mortes, segundo dados do boletim epidemiológico da  Direção-Geral da Saúde.

Em termos acumulados, o país soma agora um total de 820.407 casos de infeção e 16.387 mortes desde o início da pandemia.

14h07- "Este é mais um fim de semana de confinamento para ajudar a salvar vidas", lembra o SNS. 

13h54 - Atualização em África: África registou mais 186 mortes devido à covid-19 nas últimas 24 horas, para um total de 111.733 desde o início da pandemia, e 9.189 novos casos de infeção, segundo os dados oficiais mais recentes no continente.

13h28 - Quando for às compras, "proteja-se a si e aos outros", lembra o SNS.

12h50 - A comunidade de Madrid, em Espanha, já administrou mais de um milhão de doses de vacinas contra a Covid-19

12h40 - Pelo menos 2,77 milhões de pessoas morreram devido à pandemia em todo o mundo. Segundo a mesma fonte, foram oficialmente diagnosticados mais de 126.622.220 casos de infeção desde o início da epidemia.

12h29 - Papa apela aos cristãos que estejam atentos ao sofrimento dos seus próximos. O Papa assinalou hoje o início da segunda Semana Santa em tempo de pandemia covid-19 e apelou aos cristãos que estejam particularmente atentos ao sofrimento dos seus próximos.

11h51 - "Isto é uma grande escadaria e só subimos um degrau": O vice almirante Gouveia e Melo, responsável pela task force da vacinação, acompanhou o ministro da Educação a Faro, numa escola onde decorre a vacinação de vários profissionais docentes e não docentes.

Quanto à vacinação de docentes e não docentes do pré-escolar e do primeiro ciclo, o responsável da task force afirmou que foram vacinados, num só dia, 44 mil utentes o que é "indicador de sucesso". Contudo, lembra, "isto é uma grande escadaria e só subimos um degrau. Teremos que subir mais".

11h40 - Vacinação de professores é "absolutamente central":  O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, marcou hoje presença numa escola em Faro, onde prossegue o 2.º dia de vacinação dos professores e pessoal não docente do pré-escolar e do primeiro ciclo.

De acordo com o governante, o processo está a decorrer com "normalidade" e a vacinação é "o melhor para os profissionais" da Educação.

11h01 - Milhares de cidadãos dos Balcãs migram para a Sérvia para serem vacinados: Milhares de cidadãos da região dos Balcãs vão ser vacinados contra a covid-19 na Sérvia, único país europeu que tem uma oferta maior do que a procura de vacinas, informaram hoje os meios de comunicação social locais.

10h57 - Vacina da Moderna deverá chegar ao Reino Unido no próximo mês. "Esperamos que a Moderna venha no final deste mês", afirmou  o secretário da Cultura Oliver Dowden, em declarações à Sky News, afirmando contudo que não entraria em detalhes sobre as cadeias de abastecimento.

10h30 - Macron admite novas medidas caso confinamento atual não resulte. O Presidente de França alertou hoje para a possibilidade de serem aplicadas novas restrições para combater a pandemia caso a atual estratégia de confinamentos regionais não resulte.

10h20 - Restaurantes de leitão da Mealhada esperançados na retoma. Os restaurantes especializados na venda de leitão na Mealhada registaram um ano de saldo negativo, face aos confinamentos e restrições de circulação entre concelhos, mas a vacinação traz alguma esperança de que o negócio possa recuperar.

10h00 - Dados atualizados da Rússia: As autoridades russas confirmaram mais 9.088 novas infeções e mais de 336 mortes nas últimas 24 horas.

09h45 - Alojamentos de Viseu deverão ficar "às moscas" nesta Páscoa. A forte atividade económica que habitualmente se regista em Viseu na Páscoa graças à circulação de portugueses e de espanhóis vai, este ano, não se voltar a verificar, devendo os alojamentos da região ficar "às moscas".

09h30 - Confissões religiosas ajudam a atenuar dificuldades. Várias confissões religiosas têm mitigado os efeitos da pandemia de covid-19, ao procurarem dar resposta ao aumento dos pedidos de ajuda por parte de pessoas das comunidades que viram as suas dificuldades agravarem-se no último ano.

09h05 - O Governo pretende vacinar, este fim de semana, um total de 70 mil profissionais da área da educação. Este sábado, mais 27 mil já foram inoculados.

08h50 - Após o confinamento, quais as regras para trocar (e devolver) compras? Muitas compras, trocas e devoluções podem ter sido suspensas com o encerramento das lojas em meados de janeiro, por conta do confinamento. Porém, os consumidores continuam a ter direitos e há compras que ainda podem ser trocadas ou devolvidas

08h45 - Matheus Nunes recuperado da Covid-19. Matheus Nunes voltou a treinar com o plantel do Sporting no sábado depois de ter testado positivo à Covid-19 no passado dia 17 de março. O médio leonino já pode ser, assim, opção para Rúben Amorim para o jogo da próxima jornada, na visita à Moreira de Cónegos

08h30 - A Grécia vai iniciar a vacinação contra a Covid-19 em campos de refugiados em maio. O anúncio foi feito, este domingo, pelo ministro das Migrações, Notis Mitarakis.

08h25 - Uruguai regista mais 26 mortos e bate um novo recorde. O Uruguai atingiu um novo recorde diário de mortes por covid-19, este sábado, ao registar 26 vítimas mortais da doença. A par disso, contabiliza 2.044 novos casos da doença.  

07h20 - El Salvador anuncia a chegada de dois milhões de doses da vacina chinesa. O Presidente do país, Nayib Bukele, anunciou na tarde de sábado que o país espera a chegada de dois milhões de doses da vacina Sinovac. Este domingo deve ser entregue a primeira entrega de vacinas.

07h17 - Alemanha com 17.176 novos casos e 90 mortos em 24 horas. Em termos acumulados, o país germânico soma agora  2.772.401 casos da doença e 75.870 vítimas mortais.

07h05 - Juan Guaidó anuncia que está infetado. O líder opositor venezuelano Juan Guaidó anunciou que está infetado com covid-19 e a cumprir quarentena, insistindo ser urgente a imunização total da população.

07h00 - Enquanto dormia:

Atualização no México: O México registou 567 mortes causadas por covid-19 e 4.922 casos da doença nas últimas 24 horas.
Atualização nos EUA: Os Estados Unidos registaram no sábado mais 761 mortes atribuídas a covid-19 e 64.266 novos casos de infeção com o coronavírus SARS-CoV-2.
Atualização na China: A China registou oito novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, todos oriundos do exterior
  
Bom dia, começamos aqui um novo registo. Pode recordar os acontecimentos anteriores aqui. 

Leia Também: Covid-19: Vacinação acelerada em abril com 100 mil pessoas por dia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório