Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Papa pede orações pelas vítimas do incêndio em campo de refugiados

O Papa Francisco pediu hoje orações pelas "vítimas e desaparecidos do terrível incêndio que ocorreu num campo de refugiados da minoria muçulmana rohingya no Bangladesh", numa mensagem publicada na rede social Twitter.

Papa pede orações pelas vítimas do incêndio em campo de refugiados
Notícias ao Minuto

10:37 - 25/03/21 por Lusa

Mundo Papa Francisco

Francisco lembrou que o Bangladesh acolheu com generosidade milhares de pessoas.

"Rezemos pelos vinte mil irmãos e irmãs, tantas famílias, que perderam o pouco que tinham", declarou.

Um grande incêndio num dos principais acampamentos rohingya no distrito de Cox's Bazar, no sul do Bangladesh, em 22 de junho, deixou pelo menos 15 mortos e 560 feridos, além de destruir 10 mil abrigos e expulsar cerca de 45 mil pessoas de suas casas.

Cerca de 738.000 pessoas da minoria rohingya chegaram aos campos no sudeste de Bangladesh após a eclosão em agosto de 2017 de uma campanha de perseguição e violência pelo exército de Myanmar.

A ONU descreveu esta situação como um exemplo de limpeza étnica e possível genocídio e os tribunais internacionais estão a investigar.

Numa mensagem na quarta-feira, Francisco exortou o Bangladesh a "continuar com seu compromisso de generosidade e ajuda humanitária aos refugiados, os mais pobres, os desfavorecidos e aqueles que não têm voz", por ocasião do quinquagésimo aniversário da independência deste país asiático.

O Papa recordou a sua visita ao Bangladesh em novembro de 2017, onde expressou a sua proximidade com esta minoria ao se encontrar com um grupo deles.

Leia Também: Aumenta para 15 mortos o balanço do fogo no campo rohingya no Bangladesh

Recomendados para si

;
Campo obrigatório