Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Mali recebe 125 migrantes no âmbito de acordos com Níger e Argélia

As autoridades malianas receberam, na semana passada, um grupo de 125 migrantes entregues por representantes dos governos do Níger e da Argélia no âmbito de acordos de repatriamento, noticiou hoje a imprensa local.

Mali recebe 125 migrantes no âmbito de acordos com Níger e Argélia
Notícias ao Minuto

19:23 - 22/03/21 por Lusa

Mundo Mali

Os migrantes, todos homens, foram entregues à Direção Regional da Proteção Civil, em Gao, no norte do Mali, entre quinta-feira e sábado, numa operação que contou com a presença de vários responsáveis.

Os meios de comunicação social não dão pormenores sobre a nacionalidade destes migrantes, uma vez que existe a possibilidade de entre estes se encontrarem alguns de países mais a sul do Mali.

O diretor regional da Proteção Civil em Gao, Abdramane Bagayoko, disse na cerimónia de receção dos migrantes que o acolhimento destes excede por vezes a capacidade financeira do país.

Pela sua parte, a enviada especial do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Integração Africana do Mali, Amara Ag Handouna, referiu que a migração irregular é um problema importante, para o qual o seu departamento está a tentar encontrar uma solução que facilite a reintegração de jovens migrantes, através de programas socioeconómicos.

O Mali assinou igualmente um acordo de repatriamento com a Mauritânia, nos termos do qual este país tem o direito de repatriar malianos encontrados em situação irregular e de os entregar num ponto de fronteira comum.

No norte do Mali há um intenso tráfico de migrantes - aproveitando também a insegurança que prevalece na região - dos países subsaarianos vizinhos, que utilizam o deserto do Mali como rota para a Argélia e Marrocos, tendo como destino final a Europa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório