Meteorologia

  • 04 DEZEMBRO 2021
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 17º

Edição

Mais de mil pessoas exigem libertação do 'rapper' Pablo Haseé em Madrid

Mais de mil pessoas reuniram-se hoje em Madrid para exigir a liberdade do 'rapper' Pablo Hasél, alegando que foi "sequestrado" pelo Estado ao ser detido, em fevereiro, por glorificação do terrorismo e insultos à Coroa e às instituições.

Mais de mil pessoas exigem libertação do 'rapper' Pablo Haseé em Madrid
Notícias ao Minuto

19:33 - 20/03/21 por Lusa

Mundo Madrid

A manifestação, que não foi comunicada e, consequentemente, não foi autorizada pelo Governo, teve início às 19:15 locais (18:15 em Lisboa), na Praça Carlos V, no centro de Madrid.

Gritando "Liberdade para Pablo Hasél", os manifestantes tentaram entrar na rua do Passeio do Prado em direção a Cibeles, mas foram impedidos pela polícia.

Numa faixa colocada à frente da manifestação, convocada, entre outros grupos, pelo Movimento Anti-Repressivo de Madrid, lê-se "Pelos nossos direitos. Amnistia Total. Liberdade para Pablo Hasél".

O manifesto do protesto rejeita a prisão do 'rapper', considerando-a um "atentado à liberdade de expressão" e censura a "criminalização do protesto" que, segundo refere, recaiu sobre as concentrações que se seguiram à entrada de Hasél na prisão.

O protesto acontece um mês depois de Haéel ter sido detido, em 16 de fevereiro, na Universidade de Lleida para cumprir uma pena de nove meses de prisão por exaltar o terrorismo.

A prisão de Hasél desencadeou, em várias cidades - como Barcelona, Madrid e Valência -, uma série de protestos com confrontos violentos, dezenas de feridos - muitos dos quais polícias - e de detidos, alguns dos quais menores de idade.

Em Madrid, os manifestantes mais violentos causaram prejuízos significativos no centro da capital, tanto nas ruas como em estabelecimentos da região.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

;
Campo obrigatório