Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Turquia acusa guarda costeira grega de matar pelo menos três migrantes

A Turquia acusou hoje a guarda costeira grega de matar pelo menos três migrantes atirando-os ao mar com as mãos algemadas, acrescentando que as autoridades marítimas turcas resgataram outras três pessoas.

Turquia acusa guarda costeira grega de matar pelo menos três migrantes
Notícias ao Minuto

13:13 - 19/03/21 por Lusa

Mundo Migrações

"Ontem (quinta-feira) à noite, a guarda costeira grega espancou sete migrantes, depois tirou os seus pertences antes de colocar-lhes algemas e jogá-los ao mar. Sem coletes ou botes, abandonando-os à morte", disse o ministro do Interior turco, Süleyman Soylu, na rede social Twitter.

A guarda costeira turca disse que resgataram três pessoas e encontrou três cadáveres no Mar Egeu.

"A busca continua para encontrar a última pessoa desaparecida", disseram num comunicado.

Soylu também partilhou um vídeo no qual um homem apresentado como um dos sobreviventes afirma que o grupo de migrantes do qual fazia parte foi preso na quinta-feira pelas autoridades gregas na ilha de Chios, dois dias depois de cruzar o Mar Egeu da Turquia.

"Eles tiraram-nos os telefones e o nosso dinheiro, depois espancaram-nos. Éramos um grupo de sete. Eles empurraram-nos (para o mar)", disse em turco rudimentar.

A AFP tentou mas não obteve confirmação independente dessas alegações.

A guarda costeira grega foi acusada em várias ocasiões de recusar ilegalmente os migrantes que tentavam chegar à Grécia vindos da Turquia. O Governo de Atenas rejeita essas acusações.

Ancara acusa as forças gregas de explodir barcos infláveis com migrantes a bordo para impedi-los de avançar.

O Mar Egeu é uma das principais rotas para os migrantes viajarem ilegalmente para a Europa.

Após o afluxo em 2015 de várias centenas de milhares de pessoas em fuga, em particular dos conflitos no Médio Oriente, a Turquia e a UE assinaram em 2016 um acordo polémico que reduziu drasticamente o número de viagens por esta rota.

Leia Também: Duas embarcação precárias com 52 migrantes alcançaram as Canárias

Recomendados para si

;
Campo obrigatório