MNE iraniano e turco encontram-se depois de semanas de aumento de tensões

Os ministros dos Negócios Estrangeiros do Irão e da Turquia encontraram-se hoje em Istambul, depois de várias semanas de tensões, para discutir relações bilaterais, Síria, luta contra o terrorismo e Afeganistão, anunciou o ministério turco.

mohammad javad zarif

© Getty Images

Lusa
19/03/2021 11:44 ‧ 19/03/2021 por Lusa

Mundo

Irão

Os dois diplomatas "discutiram as relações bilaterais, a Síria, a luta contra o terrorismo e o Afeganistão", disse o Ministério das Relações Exteriores turco.

O iraniano Mohammad Javad Zarif e o turco Mevlüt Cavusoglu também discutiram "formas de desenvolver relações comerciais entre os dois países", adiantou o ministério iraniano.

O encontro decorreu numa altura em que as tensões entre a Turquia e o Irão, duas potências rivais nomeadamente em relação ao conflito na Síria, pioraram, depois de Teerão ter denunciado, em fevereiro, a presença de militares turcos no norte do Iraque, o que levou os dois países a convocarem os seus embaixadores.

No início de fevereiro, a Turquia anunciou ter detido um funcionário consular iraniano alegadamente ligado a uma investigação sobre o assassinato, em 2019, de um dissidente iraniano em Istambul.

O encontro entre Cavusoglu e Zarif acontece também numa altura em que a Turquia se prepara para receber as negociações de paz inter-afegãs em Istambul. O Irão é um importante ator estrangeiro no Afeganistão, país com o qual faz fronteira.

Zarif também deverá ser recebido, ainda hoje, pelo Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.

Leia Também: Irão e Rússia tentaram mas não interferiram nas presidenciais nos EUA

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas