Meteorologia

  • 19 JUNHO 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Secretário da Defesa dos EUA na Índia para reforçar laços militares

O secretário da Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, chega à Índia na sexta-feira para reforçar os laços militares entre os dois países, na primeira visita de alto nível desde a eleição de Joe Biden como Presidente.

Secretário da Defesa dos EUA na Índia para reforçar laços militares
Notícias ao Minuto

06:56 - 19/03/21 por Lusa

Mundo Lloyd Austin

Austin aterra em Nova Deli exatamente uma semana após o primeiro encontro entre os líderes do chamado "quad", uma aliança entre os EUA, Índia, Japão e Austrália criada em 2007 em resposta à crescente aposta militar de Pequim.

A proximidade dos dois eventos realça a importância, dizem os peritos, que Biden atribui à região.

Sem uma agenda oficial ainda disponível, Austin irá encontrar-se com o seu homólogo indiano, Rajnath Singh, e outros oficiais de segurança do país asiático.

O objetivo declarado de Austin é "aprofundar a principal parceria de defesa EUA-Índia e avançar na cooperação entre os países para uma região livre, próspera e aberta do Indo-Pacífico e Oceano Índico Ocidental".

Um discurso repetido por funcionários norte-americanos, que se esforçam por formar um bloco de contenção aos desejos expansionistas na região por parte de Pequim, cuja relação com Washington se deteriorou dramaticamente durante a presidência de Donald Trump.

Nova Deli é a última etapa da viagem diplomática de Austin, que juntamente com o secretário de Estado norte-americano, Anthony Blinken, passaram pelo Japão e pela Coreia do Sul, com uma agenda igualmente marcada pela China.

Leia Também: Marcelo preside hoje a reunião do Conselho de Estado dedicada à Defesa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório