Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 18º

Índia convoca embaixador do Reino Unido após debate no parlamento

O governo da Índia convocou hoje o embaixador do Reino Unido após um debate no parlamento britânico em que se exprimiu preocupação com a atuação das autoridades indianas em relação a protestos de agricultores contra uma reforma agrária.

Índia convoca embaixador do Reino Unido após debate no parlamento
Notícias ao Minuto

17:11 - 09/03/21 por Lusa

Mundo Narendra Modi

"O ministro dos Negócios Estrangeiros convocou o embaixador britânico e expressou a sua forte oposição ao injustificado e tendencioso debate no parlamento inglês sobre as reformas agrícolas na Índia", indicou o ministério indiano num comunicado.

O governo indiano considerou o debate, ocorrido na segunda-feira, de "grave interferência na política de outro país democrático".

Segundo a agência noticiosa espanhola EFE, a embaixada de Nova Deli em Londres denunciou, numa nota posteriormente apagada da sua página e das redes sociais oficiais, as "afirmações falsas, sem fundamento ou factos" dos deputados, adiantando que "foram feitos mais uma vez comentários para enganar a comunidade indiana no Reino Unido".

Milhares de agricultores bloqueiam há mais de 100 dias várias vias de acesso à capital indiana em protesto contra a liberalização do setor promovida pelo governo.

A crise já teve momentos de especial tensão, como o dos confrontos entre manifestantes e a polícia durante uma marcha de tratores no Dia da República, a 26 de janeiro, que causou um morto e centenas de feridos.

No debate no parlamento britânico, na sequência de uma petição com mais de 100.000 assinaturas, cerca de duas dezenas de deputados deram conta da sua preocupação face ao tratamento dos protestos por parte do executivo de Narendra Modi.

"A forma como os manifestantes foram atacados em Nova Deli é inaudita, tal como a resposta do governo indiano (...) bloqueou-se o acesso à Internet, o acesso aos meios de comunicação social", afirmou o deputado trabalhista Jeremy Corbyn na sua intervenção.

Citado pela EFE, o ministro de Estado britânico para a Ásia, Nigel Adams, afirmou durante o debate que o Reino Unido tem uma série de "preocupações sérias e específicas" que tratará diretamente com o governo indiano "como se espera de um amigo".

O primeiro-ministro, Boris Johnson, deve visitar a Índia, antiga colónia britânica, nos próximos meses, após anular uma viagem em janeiro devido à pandemia do novo coronavírus.

Leia Também: Moçambique recebe mais 484 mil doses de vacina

Recomendados para si

;
Campo obrigatório