Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
29º
MIN 17º MÁX 30º

Nova Zelândia volta a registar réplicas de forte sismo

A Nova Zelândia voltou hoje a registar réplicas do forte sismo de magnitude 8,1 de sexta-feira, a maior das quais com 6,1, segundo a agência de controlo de atividade geológica GeoNet.

Nova Zelândia volta a registar réplicas de forte sismo
Notícias ao Minuto

03:18 - 06/03/21 por Lusa

Mundo Nova Zelândia

As réplicas, localizadas ao largo da localidade de Gisborne, na Ilha Norte, não provocaram vítimas nem danos, segundo a agência de notícias France-Presse (AFP).

Na sexta-feira (quinta-feira em Lisboa), um sismo de magnitude 8,1 produziu-se perto das desabitadas ilhas Kermadec, no Pacífico, que fazem parte da Nova Zelândia, levando as autoridades neozelandesas a emitir um alerta de tsunami.

O sismo, que não causou vítimas, foi precedido por réplicas de 7,4 e 6,9 na mesma região, a mil quilómetros da costa da Nova Zelândia, às 08:28 locais (19:28 de quinta-feira em Lisboa), e a 19 quilómetros de profundidade, de acordo com o Instituto de Geofísica dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).

O alerta de tsunami seria levantado horas mais tarde.

Horas antes, as autoridades tinham levantado um alerta de tsunami lançado depois de um terramoto de magnitude 6,9 ao longo da costa leste da Nova Zelândia ter sido também registado na quinta-feira (sexta-feira no horário local), igualmente sem notícias de vítimas ou danos materiais.

O risco de que se produzam outros sismos com magnitude superior a 7, nos próximos 30 dias, é "muito provável", indicou na sexta-feira a agência de controlo de atividade geológica GeoNet.

A Nova Zelândia assinalou recentemente o 10.º aniversário do sismo de magnitude 6,3 em Christchurch, que matou 185 pessoas nessa cidade do sul do país.

Leia Também: Nova Zelândia levanta alerta de tsunami. Moradores regressam a casas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório