Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Novo embaixador dos Emirados em Israel em primeira visita oficial

O novo embaixador dos Emirados Árabes Unidos em Israel, Mohamed Al Khaja, o primeiro de sempre do país árabe no Estado hebreu, aterrou hoje em Telavive para a sua primeira visita oficial ao país.

Novo embaixador dos Emirados em Israel em primeira visita oficial
Notícias ao Minuto

11:42 - 01/03/21 por Lusa

Mundo Telavive

Fontes israelitas disseram que o embaixador apresentará credenciais no Ministério dos Negócios Estrangeiros, antes de se deslocar à residência oficial do Presidente israelita, Reuven Rivlin, segundo a agência noticiosa espanhola EFE.

Al Khaja tem prevista uma reunião de trabalho com o Presidente, ao lado do qual fará um discurso a ser transmitido pela televisão.

Media locais indicam que o novo embaixador vai reunir-se na terça-feira com o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, e participará no processo de procura de locais para instalar a nova embaixada, que deverá ser inaugurada em abril.

A abertura da embaixada dos Emirados, que como a grande maioria das representações diplomáticas em Israel se localizará em Telavive, segue-se à de uma embaixada israelita temporária em Abu Dhabi no passado dia 24 de janeiro e de um consulado em Dubai dois dias depois.

Israel e os Emirados Árabes Unidos estabeleceram relações diplomáticas em setembro de 2020, no âmbito dos Acordos de Abraão, mediados pela administração do ex-presidente norte-americano, Donald Trump, e que também incluíram o Bahrein.

O reconhecimento de Israel por parte destes países árabes do Golfo foi visto como uma traição pelos palestinianos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório