Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Dois mortos e sete feridos em emboscada no Mali

Pelo menos dois soldados do Mali foram mortos e outros sete feridos numa emboscada na região de Mopti, no centro do país, onde grupos jihadistas são abundantes, revelou hoje o exercito maliano.

Dois mortos e sete feridos em emboscada no Mali
Notícias ao Minuto

06:05 - 24/02/21 por Lusa

Mundo Exército

Por volta das 14:00 locais, "uma missão da 53.ª Companhia de Intervenção Rápida que saia de Sévaré para Konna foi emboscada por Grupos Terroristas Armados (GAT)", disse o Exercito nas redes sociais, confirmando informações obtidas pela France Press junto de fontes de segurança e de um eleito local.

O ataque ocorreu a meio dos 60 quilómetros que separam Sévaré, onde o exercito tem uma grande base, de Konna, revela o comunicado.

O "número provisório é de dois mortos e sete feridos", disse o Exército, acrescentando que "os reforços terrestres e aéreos foram imediatamente encaminhados para o local da emboscada".

Desde 2012 e a eclosão de rebeliões, separatistas e depois jihadistas, no norte, o Mali está mergulhado numa turbulência multifacetada que deixou milhares de mortos, civis e combatentes e centenas de milhares de deslocados, apesar do apoio da comunidade internacional e a intervenção das forças das Nações Unidas, ONU, africanas e francesas.

A violência espalhou-se para o centro do país, que se tornou um dos principais centros, e para os vizinhos Burkina Faso e Níger.

Os grupos armados que surgiram em 2015 no centro de Mali prosperaram em antigos antagonismos ligados à terra, entre pastores e agricultores e entre os grupos étnicos Fulani, Bambara e Dogon. Atacam o que resta da representação do Estado e fomentam ou agitam essas tensões.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório