Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Autoridades timorenses anunciam quatro infetados após testes na fronteira

As autoridades de saúde timorenses anunciaram hoje terem detetado quatro novos casos da covid-19 entre habitantes que residem junto à fronteira com a Indonésia e que poderiam ser os primeiros de transmissão local no país.

Autoridades timorenses anunciam quatro infetados após testes na fronteira
Notícias ao Minuto

09:38 - 23/02/21 por Lusa

Mundo Covid-19

Rui Araújo, coordenador da força-tarefa para a Prevenção e Mitigação da covid-19 da Sala de Situação do Centro Integrado de Gestão de Crise (CIGC) disse aos jornalistas que se trata de quatro habitantes da mesma aldeia.

A deteção dos casos levou o Governo a subir o nível de alerta para 3, a fase de "mitigação", mantendo a cerca sanitária.

"As autoridades estão a dar instruções para não sair da aldeia para dar tempo a que toda a população seja controlada. Se não forem detetados mais casos, poderão retomar os movimentos", disse.

"Temos que ter a certeza de que não há outros focos", afirmou.

O foco da atenção é o posto administrativo de Fatumean, na parte ocidental do município de Covalima, em concreto no suco (freguesia) de Belulik Leten e na aldeia de Clau Halec, onde vivem cerca de 570 pessoas, segundo os dados atualizados do Governo timorense.

Rui Araújo disse que a origem dos casos ainda está a ser investigada por equipas de vigilância, recolhendo amostras a contactos.

"Não sabemos se houve ou não transmissão local. Pode tratar-se de casos importados clandestinamente por pessoas que atravessaram a fronteira", disse.

Rui Araújo destacou que as aldeias estão muito próximo à fronteira e estão a ser feitos contactos pelas autoridades de saúde e locais para identificar uma possível situação de travessias irregulares na fronteira.

"Os casos positivos são assintomáticos. Estão a ser transferidos para o centro de isolamento em Díli", referiu.

Belulik Leten (Água Benta) em tétum, é um suco localizado a oeste da sede administrativa do posto administrativo, colado à fronteira com a Indonésia, numa zona montanhosa a mais de 650 metros de altitude.

Com uma área de cerca de 41 quilómetros quadros, o suco tem quatro aldeias -- Baleo Quic, Belulic Craic, Clau Halec e Mane Ouic -- e uma população que há muito tem uma convivência transfronteiriça, por relações familiares, comerciais e até de produção agrícola.

O primeiro resultado positivo foi detetado numa primeira ronda de testes em massa -- já foram realizados quase 3.000 desde 16 de fevereiro -- que estão a ser conduzidos nos municípios fronteiriços de Covalima e Bobonaro e no enclave de Oecusse-Ambeno.

O primeiro caso foi detetado em testes aleatórios em massa na zona que faz fronteira com Timor Ocidental, numa mulher que diz não ter viajado, apesar de o seu marido ter alguns campos de cultivo próximo da indonésia.

A deteção do caso levou as autoridades a ampliar a zona de testagem, com o rastreio de contactos a abranger 13 membros da mesma família e 11 de vizinhos, que foram testados.

"Entre essas pessoas testadas foram detetadas mais duas pessoas da mesma família e mm vizinho positivos", explicou Rui Araújo.

Até ao momento e segundo as fontes do Ministério da Saúde ouvidas pela Lusa já foram feitos dezenas de testes só na zona de Fatumea, estando as amostras ainda a ser analisadas.

Localidades próximas à zona onde os casos foram detetados -- e que estava já sob cerca sanitária, com proibição de circulação para outros distritos -, foram visitadas no fim de semana por uma delegação liderada pela ministra da Saúde, Odete Belo.

"A visita não teve um objetivo muito importante, mas a minha presença serviu apenas para motivação de todo o pessoal de saúde", disse a ministra.

Atualmente há 25 casos ativos no país, com um total de 107 infetados desde o início da pandemia.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.466.453 mortos no mundo, resultantes de mais de 111 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Leia Também: AO MINUTO: Marcelo ouve partidos; Chega equipa alemã para render colegas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório