Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Geórgia. Centenas de manifestantes da oposição pedem eleições antecipadas

Centenas de manifestantes da oposição exigindo eleições legislativas antecipadas foram detidos hoje na Geórgia, um dia após a renúncia do primeiro-ministro, em plena crise política.

Geórgia. Centenas de manifestantes da oposição pedem eleições antecipadas
Notícias ao Minuto

15:56 - 19/02/21 por Lusa

Mundo Geórgia

Os manifestantes reuniram-se em frente ao Parlamento da Geórgia, em sintonia com os apelos de novas eleições feitos pela oposição, que denuncia a existência de fraude no processo das legislativas de outubro passado.

Vários manifestantes foram espancados pela polícia e levados em ambulâncias, segundo imagens transmitidas por uma cadeia de televisão da capital georgiana.

"A arbitrariedade da polícia não tem limites. Recorrem à repressão apesar dos apelos da oposição para um abrandamento do confronto político", disse Levan Khabeïchvili, membro do principal partido da oposição, o Movimento Nacional Unido (MNU).

A manifestação de hoje acontece no dia seguinte à renúncia do primeiro-ministro, Guiorgui Gakharia, que deixou o cargo em protesto contra a decisão de um tribunal de ordenar a prisão preventiva de Nika Melia, líder do MNU, partido do ex-Presidente no exílio Mikheil Saakashvili.

Nika Melia é acusado de estar por detrás de atos de "violência em massa", durante as manifestações que abalaram o país durante quase uma semana, em 2019, e enfrenta uma condenação de nove anos de prisão.

Melia rejeita as acusações e considera que está a ser vítima de "repressão contra a oposição".

A oposição pede eleições legislativas antecipadas, recusando o resultado das de outubro, vencidas por curta margem pelo Sonho Georgiano, partido fundado pela ex-primeiro-ministro Bidzina Ivanishvili, o homem mais rico do país, suspeito de controlar o poder nos bastidores.

A União Europeia e os Estados Unidos expressaram preocupação com a escalada da crise política na Geórgia, uma ex-república soviética acostumada a turbulência política e violentas lutas pelo poder.

Leia Também: Oposição na Geórgia pede legislativas antecipadas após demissão de PM

Recomendados para si

;
Campo obrigatório