Meteorologia

  • 28 FEVEREIRO 2021
Tempo
13º
MIN 9º MÁX 20º

Edição

Rússia e Irão iniciam manobras militares conjuntas no golfo de Omã

Rússia e Irão iniciaram hoje manobras navais conjuntas no Golfo de Omã e na região noroeste do oceano Índico, com práticas de tiro e exercícios de combate contra a pirataria.

Rússia e Irão iniciam manobras militares conjuntas no golfo de Omã
Notícias ao Minuto

18:57 - 15/02/21 por Lusa

Mundo Golfo de Omã

De acordo com responsáveis da Frota Báltica da Marinha russa, militares russos e iranianos realizaram práticas de tiro contra alvos marítimos, ao longo do dia.

"As manobras navais russo-iranianas realizam-se nos dias 15 e 16 de fevereiro de 2021", anunciaram as autoridades militares russas.

"Durante a noite, os navios russos e iranianos praticarão comunicação com sinais luminosos e defesa contra sabotagem", acrescentou a mesma fonte militar russa.

Na terça-feira, as forças navais dos dois países praticarão a navegação conjunta, simulando a libertação de um navio comercial capturado por piratas, bem como a extinção de um incêndio num navio avariado.

O grupo naval russo que participa nestas manobras é composto pela corveta "Stoiki", o petroleiro "Kola" e o rebocador "Yakov Grebelski", da Frota do Báltico.

O Irão e a Rússia realizam regularmente exercícios militares no Oceano Índico e no golfo Pérsico, ou mesmo no mar Cáspio, onde em setembro de 2020 vários navios iranianos participaram em manobras navais estratégicas.

A Rússia, tradicional fornecedora de armas ao Irão, repetiu hoje aos Estados Unidos o apelo para que regressem ao acordo nuclear com Teerão, que Washington abandonou unilateralmente em 2018.

Leia Também: Irão testa mísseis sob aparente vigilância de submarino nuclear dos EUA

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório