Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Rússia expulsa diplomata albanês em represálias por decisão de Tirana

Um diplomata da embaixada da Albânia na Rússia foi hoje declarado 'persona non grata', anunciou o ministério dos Negócios Estrangeiros em Moscovo, ao aludir a uma medida de represálias após decisão semelhante contra um diplomata russo em Tirana.

Rússia expulsa diplomata albanês em represálias por decisão de Tirana
Notícias ao Minuto

15:12 - 08/02/21 por Lusa

Mundo Rússia

O embaixador da Albânia em Moscovo, Arben Gazioni, foi hoje convocado ao ministério dos Negócios Estrangeiros para ser informado que "o primeiro secretário da embaixada da Albânia Jonida Drogu foi declarado 'persona non grata'", indicou em comunicado a diplomacia russa.

Este diplomata é forçado a abandonar a Rússia num prazo de 72 horas, segundo a mesma fronte.

"Esta medida foi tomada em represálias após uma decisão da Albânia de expulsar sobre um pretexto totalmente inventado o primeiro secretário da embaixada da Rússia em Tirana", precisa o comunicado.

No final de janeiro, o primeiro secretário da embaixada russa na Albânia, Alexei Krivocheiev, foi declarado 'persona non grata', com Tirana a acusá-lo de ter desrespeitado as medidas governamentais de combate ao coronavírus.

"Consideramos como uma provocação estes atos da parte albanesa", cujo objetivo consiste em "assegurar o apoio das forças antirrussas no ocidente" em plena campanha eleitoral na Albânia, sublinha o texto.

A Rússia "lamenta" estas atuações da parte albanesa que "contradizem as afirmações de Tirana" pelas quais "procura reforçar as relações de amizade entre os nossos países", acrescenta o comunicado.

Em março de 2018 a Albânia tinha já expulsado dois diplomatas russos por "atividades não apropriadas ao seu estatuto diplomáticas".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório