Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 20º

Navalny: Alto Comissariado da ONU pede libertação de detidos em protestos

O Gabinete da Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, pediu às autoridades russas para libertarem todos os manifestantes detidos nos protestos contra a condenação do líder oposicionista Alexei Navalny.

Navalny: Alto Comissariado da ONU pede libertação de detidos em protestos
Notícias ao Minuto

13:42 - 03/02/21 por Lusa

Mundo Navalny

Os detidos apenas "exerceram o seu direito à reunião pacífica e à liberdade de expressão", disse a porta-voz de Bachelet, Ravina Shamdasani.

Organizações independentes estimam mais de 1.400 pessoas foram detidas nesta terça-feira na Rússia nas manifestações de apoio a Navalny, que conheceu ontem a sentença de condenação a dois anos e meios de prisão, por violação da liberdade condicional, num caso judicial que remonta a 2014.

A porta-voz da Alta Comissária da ONU disse que o Governo russo tem a obrigação de garantir que qualquer protesto seja conduzido de acordo com os padrões internacionais de proteção dos direitos humanos.

Shamdasani também criticou a condenação de Navalni "por supostamente não ter cumprido as condições para a suspensão de uma sentença que foi proferida em 2014 contra si, mas que o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos considerou arbitrária em 2017. É injusto e inaceitável".

O gabinete de Bachelet junta a sua voz à dos governos de Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido, que condenaram a sentença e exigiram a libertação imediata do líder oposicionista, que foi detido após o regresso da Alemanha, onde recuperou de um envenenamento cuja responsabilidade Navalny atribui diretamente ao Presidente Vladimir Putin.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório