Movimento xiita libanês Hezbollah diz ter abatido 'drone' israelita

O movimento xiita libanês Hezbollah disse que abateu hoje um avião não tripulado israelita sobre uma aldeia no sul do Líbano, enquanto o exército de Israel indicou que um 'drone' caiu em território libanês.

hezbollah

© iStock

Lusa
01/02/2021 13:24 ‧ 01/02/2021 por Lusa

Mundo

Hezbollah

As tensões na região têm aumentado nos últimos meses com ataques aéreos israelitas contra combatentes apoiados pelo Irão na vizinha Síria.

Além de aliado do Irão, o Hezbollah também prometeu responder pela morte de um dos seus militantes num ataque aéreo de Israel na Síria no ano passado.

A TV al-Manar do Hezbollah indicou que o 'drone' foi abatido após ter entrado no espaço aéreo libanês e que caiu na aldeia de Blida, perto da fronteira com Israel. Os combatentes do movimento libanês têm agora a aeronave não tripulada, adiantou.

Os militares israelitas, que não confirmaram o ataque, referiram que o 'drone' estava em atividade ao longo da fronteira, antes de cair.

"Não há risco de violação de informação", adiantaram.

O incidente ocorre cerca de 10 dias depois de o exército israelita ter derrubado um 'drone' proveniente do Líbano que entrou no seu espaço aéreo e ter advertido de que continuaria a agir contra "qualquer tentativa" de violar a sua soberania.

Aviões de guerra israelitas e 'drones' violam o espaço aéreo libanês quase diariamente, às vezes para realizar ataques na Síria.

Israel e o Hezbollah estiveram envolvidos numa guerra no Líbano durante um mês em 2006, com um balanço de 1.200 mortos do lado libanês, sobretudo civis, e 156 da parte israelita, na maioria militares.

O movimento xiita libanês já reivindicou o derrube de 'drones' israelitas noutras ocasiões.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas