Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Navalny. Reunião informal do CS da ONU agendada para quarta-feira

Uma sessão informal e à porta fechada do Conselho de Segurança (CS) da ONU sobre o caso do opositor russo Alexei Navalny, foi agendada para quarta-feira, indicaram hoje fontes diplomáticas citadas pela agência noticiosa AFP.

Navalny. Reunião informal do CS da ONU agendada para quarta-feira
Notícias ao Minuto

17:17 - 29/01/21 por Lusa

Mundo Navalny

Esta reunião, por iniciativa da Estónia, membro não permanente do CS, deverá decorrer em 03 de fevereiro após as consultas mensais sobre a vertente química do dossiê sírio, e será oficialmente centrada no suposto envenenamento do opositor russo em 2020, explicou um diplomata sob anonimato.

Nessa ocasião, e segundo a mesma fonte, será provável que "países mencionem a situação" atual de Navalny, em detenção desde o seu recente regresso à Rússia e cuja libertação foi exigida durante manifestações na Rússia e ainda pelos Estados Unidos e europeus, num tema que se arrisca a originar novas tensões com Moscovo,

O diplomata considerou ainda que esses países vão provavelmente sublinhar "aquilo que o regime faz aos seus opositores".

A Rússia não pode opor-se a esta reunião devido ao seu formato restrito, informal e à porta fechada, que permite que qualquer membro do CS evoque um assunto à sua escolha. Mas Moscovo deverá contestar com firmeza a sua organização, ao sublinhar que o dossiê Navalny não constitui uma ameaça à paz e à segurança do mundo.

O embaixador adjunto da Rússia na ONU, Dmitri Polyanskiy, sublinhou esta semana que o caso do opositor russo constitui "um assunto interno da Rússia". "É por isso que não aceitamos nem aceitaremos qualquer ingerência estrangeira neste caso", sublinhou.

O diplomata russo também denunciou as "informações exageradas e falsas sobre presumidas brutalidades policias sobre os manifestantes", e considerou que recentemente ocorreram casos mais graves nos Estados Unidos ou nos Países Baixos.

Leia Também: Navalny. Os dilemas do ocidente nas relações com a Rússia de Putin

Recomendados para si

;
Campo obrigatório