Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Berlim assinala benefício para a Europa da extensão do acordo New START

O chefe da diplomacia alemã, Heiko Maas, saudou hoje o prolongamento do tratado russo-americano New START sobre a limitação de armas nucleares, dizendo ser "uma verdadeira vantagem para a segurança, também na Europa".

Berlim assinala benefício para a Europa da extensão do acordo New START
Notícias ao Minuto

15:37 - 27/01/21 por Lusa

Mundo Alemanha

A extensão de prazo do acordo New START é "uma notícia importante com a qual o novo Governo americano envia um primeiro sinal", acrescentou Heiko Maas num comunicado, apelando aos Estados Unidos para também restabelecerem "com urgência" os tratados sobre mísseis terrestres, do qual o Governo do ex-Presidente Donald Trump se retirou.

O New START, que expira em 05 de fevereiro, foi assinado em 2010 e prevê o controlo de armas nucleares dos Estados Unidos e da Rússia, limitando a posse de até 1.550 mísseis nucleares e 800 mísseis balísticos intercontinentais, para cada lado.

Esta semana, durante um telefonema, o Presidente russo, Vladimir Putin, e o novo Presidente norte-americano, Joe Biden, acordaram na necessidade do uso da prerrogativa de extensão do atual acordo durante mais cinco anos.

O ex-Presidente dos EUA Donald Trump era favorável a uma substituição do New START por um novo acordo de controlo de armas nucleares que incluísse a China, o que foi recusado por Pequim.

O Kremlin também já reagiu à possibilidade de extensão do prazo do New START, dizendo que é "sem dúvida um passo na direção certa", embora admita que esse acordo, por si só, não permitirá garantir a segurança global.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório