Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 28º

Comediante detido por piadas "indecentes" em espetáculo onde não atuou

A polícia indiana admitiu que não tem provas contra Munawar Faruqui, mas o comediante está detido há mais de três semanas.

Comediante detido por piadas "indecentes" em espetáculo onde não atuou
Notícias ao Minuto

17:37 - 26/01/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Índia

Um comediante muçulmano foi detido na Índia por, alegadamente, ter feito piadas “indecentes” e “vulgares”, que insultaram deuses hindus e figuras do governo, durante um espetáculo de stand-up comedy na cidade de Indore, no passado dia 1 de janeiro. Mas nesse dia, o humorista não terá atuado, de acordo com o The Guardian. Foram detidas mais quatro pessoas que estiveram envolvidas no espetáculo.

Outros comediantes, advogados e políticos de partidos da oposição manifestaram-se contra a detenção de Munawar Faruqui.

Apesar de a polícia já ter admitido que “não tem provas” contra Faruqui, e testemunhas e vídeos confirmarem que o comediante não atuou no espetáculo daquela noite, este permanece detido, há mais de três semanas.

O responsável da polícia de Indore, Vijay Kathri, afirmou que “na verdade não importava” se Faruqui tinha feito as piadas ou não, porque ainda assim teve essa “intenção”.

O tribunal recusou-lhe por duas vezes a possibilidade de ser libertado através do pagamento de uma fiança.

“Sem qualquer prova, e sem terem conduzido uma investigação, a polícia registou este caso contra Munawar sob pressão polícia do partido no poder”, frisou o advogado do comediante, Anshuman Tiwari. “Não têm material, nada que suporte estas alegações. O caso foi aberto só para tirarem ganhos políticos”, acrescentou.

Munawar Faruqui ganhou reputação na Índia por ter um estilo de humor repleto de sátira e que abrange temas políticas e da sociedade indiana. O seu material gerou revolta em figuras do BJP, o partido do primeiro-ministro Narendra Modi.

A detenção de Faruqui é considerada como o mais recente assalto à liberdade de expressão e dissidência no âmbito cultural da Índia.

Leia Também: Polícia lança gás lacrimogéneo em protesto de agricultores na Índia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório