Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Fundo Climático. Merkel dá mais 100 milhões a países em desenvolvimento

A chanceler alemã, Angela Merkel, prometeu hoje 100 milhões de euros adicionais para o Fundo de Adaptação Climática (FAC) para investir com soluções práticas as consequências do aquecimento global nos países em desenvolvimento.

Fundo Climático. Merkel dá mais 100 milhões a países em desenvolvimento
Notícias ao Minuto

19:53 - 25/01/21 por Lusa

Mundo Alemanha

Discursando na Cimeira de Adaptação Climática (CAC), organizada pelos países Baixos, que decorre em Haia, Merkel alertou para o "perigo" das alterações climáticas para a economia e para a segurança mundial.

"Em dezembro [de 2020] prometemos 50 milhões de euros adicionais para o Fundo de Adaptação, que melhora o acesso ao financiamento climático internacional dos países em desenvolvimento. A Alemanha porá à disposição do Fundo outros 100 milhões de euros para os países menos desenvolvidos", anunciou a chanceler alemã.

Segundo Merkel, a mitigação das alterações climáticas e dos seus impactos "ficará mais fácil" se se confiar num trabalho conjunto e na mesma direção "com um espírito de associação" em todo o mundo.

"No que respeita à Alemanha, pode dizer-se que o país está a fazer tudo o que pode. Todos sabemos e podemos ver que as alterações climáticas põem em perigo o meio ambiente, a economia e a segurança em todo o mundo. Acredito firmemente que trabalhar em conjunto é a forma de se conseguir mitigar os impactos" na vida dos cidadãos e no mundo"., frisou Merkel.

Apesar da pandemia de covid-19, acrescentou a chanceler alemã, a Alemanha tem mantido com regularidade a sua Estratégia de Adaptação às Alterações Climáticas, aprovada em 2008, enquanto trabalha na "redução de emissões para atingir a neutralidade carbónica" no funcionamento económico e social do país nas próximas décadas.

"Estamos a desenvolver medidas tanto para a adaptação como para a redução (das emissões de dióxido de carbono para a atmosfera) e também no contexto do nosso financiamento à questão climática internacional. Em particular, estamos a trabalhar arduamente para promover o financiamento e a segurança dos riscos climático", disse.

Entre outras medidas, Merkel assegurou que Berlim está a ajudar a associação internacional InsuResilience para que se possa garantir mais de 400 milhões de pessoas pobres e vulneráveis contra os riscos climáticos, tentando ainda aliviar as consequências de más colheitas e inundações até 2025 com um fundo que lhes daria acesso a cobertura de seguro direto ou indireto após desastres naturais.

Leia Também: Merkel diz que objetivo é governar Alemanha até ao último dia do mandato

Recomendados para si

;
Campo obrigatório