Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Merkel diz que objetivo é governar Alemanha até ao último dia do mandato

A chanceler alemã, Angela Merkel, disse hoje que o seu objetivo é terminar a sua última legislatura, dizendo de nada se arrepender e esperando governar "de forma sensata" até ao último dia.

Merkel diz que objetivo é governar Alemanha até ao último dia do mandato
Notícias ao Minuto

17:49 - 21/01/21 por Lusa

Mundo Alemanha

"O meu objetivo é governar, se possível de forma sensata, até ao último dia em que mantenha responsabilidades", disse Merkel, durante uma conferência de imprensa em que analisou a situação da pandemia de covid-19 no seu país.

Merkel assegurou não lamentar o facto de ter apresentado uma candidatura a este seu quarto mandato, que termina dentro de alguns meses, embora reconheça que, na altura, foi "uma decisão difícil".

"A política consiste - e isso é o que é fascinante -- em chegar ao gabinete de manhã, sem saber como vai ser a noite. E começar um ano sem saber como ele vai terminar", confidenciou a chanceler alemã.

Por isso, Merkel disse que, no seu discurso de Ano Novo, em 2015, não conseguia imaginar o desafio que a questão das migrações iria representar, da mesma maneira que, em 2007, não imaginava que o seu país iria cair numa crise financeira.

"E, agora, esta pandemia...", desabafou Merkel, definindo a política como "administrar o que a realidade nos apresenta, da melhor maneira para benefício das pessoas".

Para a chanceler, este tipo de exercício é, por vezes, "cansativo", mas também é "onde está o charme" da política, obrigando a reagir com flexibilidade, para se adaptar às situações.

Merkel disse que "o mais importante na política" não é retomar o caminho feito, mas analisar a situação "com inteligência", repetidamente, interrogando-se sobre se há alguma coisa que seja preciso mudar.

"Essa é a tarefa mais importante. É disso que eu gosto. Não me arrependo de nada", acrescentou a chanceler, reconhecendo que a tarefa governativa é "exigente", mas admitindo que acredita que a cumpriu eficazmente, até agora.

"Cada dia de governação deve ser encarado com a mesma seriedade e sempre com o mesmo olhar desperto", concluiu Merkel, para quem a possibilidade de este dia ser o seu último 21 de janeiro como chanceler é "indiferente".

"A sensação é de atenção tensa. E isso não difere em nada do quinto dia do meu mandato", explicou Merkel, que já anunciou a sua saída do Governo no final do atual mandato.

Ao fim de quatro legislaturas e 16 como chanceler, Angela Merkel disse que não está mais disponível para continuar como chefe de Governo ou como líder do seu partido (União Democrata-Cristã, CDU).

As eleições legislativas na Alemanha estão marcadas para setembro deste ano.

Leia Também: Merkel vai analisar com EUA projeto do gasoduto russo Nord Stream 2

Recomendados para si

;
Campo obrigatório