Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Detido na Libéria julgado por crimes de guerra e contra a humanidade

Um antigo rebelde da Serra Leoa, preso no ano passado na Finlândia por abusos durante a guerra civil na Libéria, foi hoje acusado e será julgado por "crimes de guerra" e "crimes contra a humanidade", anunciou a Procuradoria.

Detido na Libéria julgado por crimes de guerra e contra a humanidade
Notícias ao Minuto

17:39 - 25/01/21 por Lusa

Mundo Rebelde

Gibril Ealoghima Massaquoi, nascido em 1969, é acusado de homicídio, violação e utilização de crianças-soldado, crimes cometidos entre 1999 e 2003 quando era um alto funcionário da Frente Revolucionária Unida (RUF), um grupo rebelde da Serra Leoa que participou na guerra civil liberiana.

O homem, que vive na Finlândia há cerca de 10 anos, foi detido neste país em março de 2020, e nega todas as acusações, de acordo com o Ministério Público.

"Os alegados crimes violaram leis e regras geralmente reconhecidas durante os conflitos, ao mesmo tempo que minaram de forma mais ampla a proteção da humanidade", disse o procurador Tom Laitinen, através de uma declaração.

Na altura da sua detenção, a polícia tinha indicado que o suspeito era acusado de cometer estes crimes e incitado outros a cometê-los.

A guerra civil na Libéria, um dos conflitos mais atrozes do continente africano, custou cerca de 250.000 vidas entre 1989 e 2003.

Foi marcado por massacres cometidos por combatentes muitas vezes drogados, mutilações, atos de canibalismo e o recrutamento forçado de crianças-soldado.

A polícia finlandesa abriu uma investigação em 2018, interrogando várias dezenas de pessoas na Libéria e na Serra Leoa.

No julgamento, que terá lugar em Kerava, no sul da Finlândia, o acusado enfrenta uma pena mínima de oito anos de prisão.

Leia Também: UE mobiliza 84 milhões para Benim, RCA, Libéria e Serra Leoa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório